Margaret River Pro: Tatiana Weston-Webb avança, Luana Silva na repescagem
A quinta etapa do WSL Championship Tour, o Margaret River Pro, começou com a disputa apenas da categoria feminina, nesta quinta-feira (11), em Western Australia. Foram seis baterias da primeira fase apresentando um alto nível competitivo nas ondas de até 1,5 metros nas melhores séries em Margaret River. O corte na metade da temporada impõe controlar a mente, focar no confronto, dar aquele gás a mais para superar as adversárias e surfar seguindo o critério de julgamento estabelecido pela World Surf League (WSL), entregue digitalmente para cada atleta antes do início da disputa.
Na primeira bateria, iniciando o Maragaret River Pro, Luana Silva duelou com a número 3 do ranking, a australiana Molly Picklum e a norte-americana Alyssa Spencer querendo sair da linha do corte. A brasileira fez boas apresentações de frontside, rasgou forte e acertou boas manobras, mas cometeu erro ao cair de uma onda com potencial nota. Na disputa de remada entre Luana Silva e Alyssa Spencer, venceu a americana que ultrapassou e mostrou disposição para conquistar a preferência na escolha de onda num momento importante.
Molly Picklum foi mais ativa nos 35 minutos de competição, surfou a primeira onda para liderar, 3,00 pontos. A brasileira assumiu a liderança com duas ondas na somatória, totalizando 3,17. Alyssa estava em terceiro, 2,50 com apenas uma onda computada, mas Picklum retomou a liderança com uma esquerda de 3,13 pontos, somando 6,13 no total. A disputa pela segunda colocação ficou intensa entre Luana Silva e Alyssa Spencer, que surfou à direita para aplicar duas boas manobras conectadas de backside, os juízes deram 6,33, a norte-americana avançou para primeira colocação, com 8.33 pontos.
Picklum respondeu o ataque, ao surfar uma boa direita, para soltar uma grande rasgada e uma batida de frontside, conquistando a melhor nota da disputa, 6,50 pontos e a primeira colocação, somando 9,63. Ampliou o placar ao descer rara esquerda, de forma aberta e aplicar uma rasgada e uma forte batida de backside, valendo 4,83 pontos. Luana estava na terceira colocação, com a média 6,97 pontos, precisava de 4,67 para ser a segunda colocada.
Mas a disposição Alyssa Spencer e o poder de reter a preferência na escolha de onda fez toda a diferença. Ela surfou a maior onda do confronto, aplicou três boas manobras de backside, na finalização errou, mas somou 4,50 pontos. A brasileira surfou outra direita para soltar duas rasgadas, mas não foi o suficiente para virar a disputa. Molly Picklum avançou para as oitavas de final com 11,33, Alyssa Spencer passou em segundo, somando 10,66, e Luana Silva ficou em terceiro com 8,67 pontos, sendo despachada para a repescagem.
Na sexta e última bateria do dia, Tatiana Weston-Webb foi aguerrida contra a costarriquense Brisa Hannessy e a australiana Isabella Nichols. As oponentes da brasileira começaram melhor, Brisa assumiu a liderança com 4,17 e Isabella fez 3,67 para ser a segunda colocada. Tatiana errou na finalização de uma boa onda de backside com potencial de nota.
Isabella Nichols soube se posicionar e optar pelas melhores escolhas. Ao surfar de frontside fluidamente, aplicou uma batida, conectou para uma boa rasgada e finalizou batendo forte na junção para alcançar 6,67 pontos, a melhor nota da disputa.
Tatiana Weston-Webb se recuperou em seguida ao surfar duas ondas à direita para soltar o seu poderoso surfe de backside para conquistar a segunda colocação de Brisa Hannessy. Na primeira, soltou uma boa batida no topo do lip, conectou para uma rasgada, na finalização errou, mas a nota tinha sido construída, fez 5,33 pontos. Nos segundos finais, a brasileira aplicou duas batidas para ampliar a média, alcançando 4,33 pontos e consolidando sua posição na segunda colocação. Isabella Nichols avançou para as oitavas de final somando 10,34 pontos, Tatiana Weston-Webb passou em segundo lugar, com 9,56, e Brisa Hannessy foi encaminhada para a repescagem.
Repescagem do Margarete River Pro
A competidora da Seleção Brasileira de Surf, Luana Silva, precisa vencer a segunda bateria da repescagem. Ela está na 10ª colocação do ranking, bem próxima da linha de corte, que reduz o número de atletas de 34 para 22 na categoria masculina e de 17 para 10 na feminina. Só a vitória interessa para Luana, que enfrentará Brisa Hennessy e a australiana India Robinson.
Destaques do Margarete River Pro
A líder do ranking WSL Championship Tour, a norte-americana Caitlin Simmers, venceu a terceira bateria, somando 11,57 pontos, até então a maior média da primeira fase. No entanto, a havaiana Bettylou Sakura Johnson não ficou para trás: ela venceu o quinto confronto e alcançou a impressionante marca de 12,33 pontos, a melhor do primeiro dia de competição do Margaret River Pro 2024, além de surfar a melhor onda, com 7,00 pontos.
A próxima chamada do Margaret River Pro 2024 está marcada para as 7h00 da sexta-feira em Western Australia. No fuso horário de Brasília, a torcida brasileira vai acompanhar ao vivo a partir das 20h00 desta quarta-feira, diretamente dos canais oficiais da World Surf League.
Baterias realizadas do Western Australia Margaret River Pro, apresentados pela WSL Latin America:
Primeira Fase da Categoria Feminina
1º e 2º lugares avançam para as oitavas de final e o 3º lugar disputará a repescagem
1ª Bateria
1º – Molly Picklum (AUS): 11.33 pontos
2º – Alyssa Spencer (EUA): 10.66
3º – Luana Silva (BRA): 8.67
2ª Bateria
1º – Lakey Peterson (EUA): 10.73 pontos
2º – Sophie McCulloch (AUS): 9.60
3º – Johanne Defay (FRA): 9.57
3ª Bateria
1º – Caitlin Simmers (EUA): 11.57 pontos
2º – Sawyer Lindblad (EUA): 11.00
3º – Bronte Macaulay (AUS): 10.96
4ª Bateria
1º – Gabriela Bryan (HAV): 10.90 pontos
2º – Caroline Marks (EUA): 10.67
3º – India Robinson (AUS): 10.37
5ª Bateria 5
1º – Bettylou Sakura Johnson (HAV): 12.33 pontos
2º – Tyler Wright (AUS): 11.83
3º – Sally Fitzgibbons (AUS): 11.57
6ª Bateria
1º – Isabella Nichols (AUS): 10.34 pontos
2º – Tatiana Weston-Webb (BRA): 9.56
3º – Brisa Hennessy (CRC): 8.60
Próximas baterias do Western Australia Margaret River Pro, apresentados pela WSL Latin America:
Repescagem da Categoria Feminina
1º e 2º lugares avançam para as oitavas de final e o 3º lugar é eliminado em 17º lugar
1ª Bateria
Johanne Defay (FRA), Sally Fitzgibbons (AUS), Bronte Macaulay (AUS)
2ª Bateria
Brisa Hennessy (CRC), Luana Silva (BRA), India Robinson (AUS)