Margaret River Pro aguarda boas ondas na Austrália
O Margaret River Pro, quinta etapa do WSL Championship Tour realizada em Western Australia, está em espera devido à qualidade das ondas de Main Break. As séries estão baixas e a previsão é que não melhore até sábado. A World Surf League (WSL) confirmou a próxima chamada para a manhã de domingo em Margaret River. No Brasil, será na noite de sábado (13), a partir das 20h, horário de Brasília.
No primeiro dia de competição, apenas a categoria feminina entrou na água gelada da costa ocidental da Austrália. Luana Silva disputará a repescagem, enquanto Tatiana Weston-Webb avançou para as oitavas de final.
O corte na metade da temporada ocorrerá ao final desta quinta etapa do WSL CT 2024, reduzindo o número de atletas de 34 para 22 na categoria masculina e de 17 para 10 na feminina. Segundo os dados da Liga Mundial de Surf (WSL), apenas 10 homens e 6 mulheres já passaram pelo desgaste mental do corte, buscando o título desta temporada e garantindo vagas para o WSL Championship Tour 2025.
Os atletas da Seleção Brasileira de Surf não estão nessa seleta lista; todos buscam excelentes resultados para passar pelo corte e permanecer no WSL CT. A vice-campeã mundial, Tatiana Weston-Webb, ocupa a sétima posição no ranking feminino. Caso avance para as quartas de finais do Margaret River Pro, passará pelo corte entre as 10 primeiras atletas do WSL CT 2024.
A brasileira Luana Silva precisa vencer a segunda bateria da repescagem. Ocupando a 10ª colocação, está muito próxima da linha de corte, onde só a vitória interessa para Luana, que enfrentará Brisa Hennessy e a australiana India Robinson.
No masculino, Yago Dora é o melhor atleta brasileiro posicionado no ranking masculino, na 16ª posição. Gabriel Medina ocupa a 20ª, enquanto Italo Ferreira está no 18º lugar. Os três atletas precisam chegar nas quartas de finais do Margaret River Pro para passarem pelo corte e buscarem o título mundial de surf 2024. Samuel Pupo (25ª), Miguel Pupo (26º), Caio Ibelli (29º) e Deivid Silva (32º) buscam resultados expressivos nas ondas de Main Break para saírem da zona de corte e permanecerem firmes nesta temporada WSL CT.
Em busca do bicampeonato consecutivo no Western Australia Margaret River Pro, o tricampeão mundial Gabriel Medina será o primeiro atleta de sua categoria a entrar na disputa. Ele está escalado na segunda bateria da primeira fase, contra Deivid Silva e o australiano Jack Robinson.
Próximas baterias do Western Australia Margaret River Pro, apresentados pela WSL Latin America:
Primeira Fase da Categoria Masculino
1º e 2º lugares avançam para a terceira fase e o 3º lugar disputará a repescagem
1ª Bateira
Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV), Eli Hanneman (HAV)
2ª Bateira
Jack Robinson (AUS), Gabriel Medina (BRA), Deivid Silva (BRA)
3ª Bateira
Jake Marshall (EUA), Ramzi Boukhiam (MAR), Kelly Slater (EUA)
4ª Bateira
John John Florence (HAV), Ian Gentil (HAV), George Pittar (AUS)
5ª Bateira
Ethan Ewing (AUS), Kade Matson (EUA), Reef Heazlewood (AUS)
6ª Bateira
Griffin Colapinto (EUA), Seth Moniz (HAV), Otis North (AUS)
7ª Bateira
Kanoa Igarashi (JPN), Italo Ferreira (BRA), Callum Robson (AUS)
8ª Bateira
Cole Houshmand (EUA), Ryan Callinan (AUS), Caio Ibelli (BRA)
9ª Bateira
Crosby Colapinto (EUA), Yago Dora (BRA), Frederico Morais (POR)
10ª Bateira
Jordy Smith (AFR), Matthew McGillivray (AFR), Jacob Willcox (AUS)
11ª Bateira
Rio Waida (IDN), Connor O´Leary (JPN), Samuel Pupo (BRA)
12ª Bateira
Liam O´Brien (AUS), Leonardo Fioravanti (ITA), Miguel Pupo (BRA)
Repescagem da Categoria Feminina
1º e 2º lugares avançam para as oitavas de final e o 3º lugar é eliminado em 17º lugar
1ª Bateria
Johanne Defay (FRA), Sally Fitzgibbons (AUS), Bronte Macaulay (AUS)
2ª Bateria
Brisa Hennessy (CRC), Luana Silva (BRA), India Robinson (AUS)
Foto Destacada: Margaret River Pro 2024 / Aaron Hughes / @wsl