A International Surfing Association (ISA) está trazendo de volta o prestigiado ISA World Masters Surfing Championship (WMSC) em 2024. O evento, que será realizado de 18 a 24 de outubro em Surf City El Salvador, no famoso point-break de El Sunzal, promete reunir alguns dos surfistas mais experientes e habilidosos do mundo. As categorias serão divididas por faixa etária: 40-49, 50-59 e 60+, permitindo que cada equipe inscreva um participante masculino e uma feminina por divisão.
O campeonato já teve seis edições anteriores, realizadas entre 2007 e 2013, em locais icônicos como Colorado, Nicarágua, e Rincon, Porto Rico, incluindo uma edição em El Salvador em 2011. A Equipe Brasil conquistou a medalha de cobre nas últimas últimas duas edições, em 2012 e 2013.
No ISA WMSC 2012, realizado em Playa Colorado, na Nicarágua, o cearense Cardoso Júnior foi um dos finalistas e alcançou a medalha de cobre na categoria Kahunas. O baiano Armando Daltro disputou a final da categoria Masters contra o venezuelano Magnum Martinez (ouro) e os havaianos Sunny Garcia (prata) e Kaipo Jaquias (bronze), terminando na quarta colocação e levando a medalha de cobre. Na classificação geral por equipe, o Havaí foi ouro, os Estados Unidos conquistaram a prata, a Austrália o bronze, e a medalha de cobre foi da Equipe Brasil, composta por Sérgio Noronha, Júnior Maciel, Armando Daltro, Jojó de Olivença, Cardoso Júnior, Gabriel Macedo e Odalto Castro.
A última edição do ISA WMSC foi realizada em 2013, em Montañita, Equador. No total, 20 nações participaram das cinco categorias do WMSC: Masters, Grand Masters, Kahunas, Grand Kahuna e Feminino Master. A atleta do Rio de Janeiro, Andréa Lopes, foi uma das finalistas do Feminino Master, conquistando a medalha de bronze, enquanto a australiana Layne Beachley levou o ouro. O baiano Marcelo Alves levou a medalha de prata no Masters, e o havaiano Sunny Garcia foi o grande campeão, levando a medalha de ouro em Montañita. O baiano Jojó de Olivença foi o medalhista de bronze na Kahuna, e na Copa Aloha, a Equipe Brasil composta por Marcelo Alves, Roni Ronaldo, Saulo Carvalho, Jojó de Olivença e Andrea Lopes conquistou o bronze, terminando na quarta colocação e ganhando a medalha de cobre.
Este retorno é altamente antecipado pela comunidade do surf, que espera ver performances extraordinárias nas ondas de classe mundial de El Sunzal. Surfistas lendários, como Tom Curren, Layne Beachley e Sunny Garcia, que já conquistaram títulos mundiais na categoria Masters, além dos medalhistas brasileiros Armando Daltro, Andrea Lopes, Marcelo Alves, Jojó de Olivença e Cardoso Júnior, são exemplos dos talentos que esse campeonato atrai.
Com a promessa de condições excepcionais de surf e a participação de atletas renomados, o WMSC 2024 em El Salvador será um evento memorável. O critério de definição da Equipe Brasil será determinado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). A competição não só celebra o talento e a longevidade dos surfistas, mas também fortalece a camaradagem e o espírito esportivo entre os veteranos do surf global.
ISA World Masters Surfing Championship 2012, realizado em Playa Colorado, na Nicarágua:
ISA World Masters Surfing Championship realizado em 2013, em Montañita, Equador:
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.