WSL Finals 2025: mudança para Fiji promete novas emoções no circuito mundial de surf
Será que o WSL Finals sairá de Trestles, Califórnia (EUA), e desembarcará nas Ilhas Fiji em 2025? Segundo o veículo Stab, divulgado no início desta semana, a World Surf League (WSL) está preparando uma série de mudanças empolgantes para o calendário do Championship Tour (CT).
O primeiro ponto é que, com as negociações em andamento, Fiji pode se tornar o novo pico do WSL Finals a partir da próxima temporada do WSL CT, substituindo Trestles, que poderá ser retirada do calendário. A Califórnia (EUA) foi responsável pela decisão dos títulos mundiais do WSL Finals de 2021, 2022, 2023 e a de 2024, que será realizada em setembro.
A mudança do WSL Finals para as Ilhas Fiji promete trazer novas emoções ao circuito mundial de surf, aproveitando as desafiadoras e potentes ondas de Cloudbreak, que quebram para a esquerda, reduzindo as críticas de que o calendário favorece as ondas à direita. O surf brasileiro tem um excelente histórico em Fiji: Gabriel Medina foi bicampeão consecutivo, em 2018 e 2019, e Filipe Toledo subiu ao lugar mais alto do pódio em 2021.
As excelentes ondas de Trestles proporcionaram grandes emoções para a torcida brasileira. No primeiro ano do formato inovador do WSL Finals, em 2021, Gabriel Medina conquistou o título mundial e Tatiana Weston-Webb foi a vice-campeã. Posteriormente, Filipe Toledo foi bicampeão consecutivo.
Outra mudança à vista para 2025 é a possível substituição da segunda etapa do WSL CT, o Pro Sunset Beach, pela inovadora piscina de ondas de Abu Dhabi. A informação poderá ser confirmada em breve pela entidade.
Confirmado está o retorno de Jeffreys Bay ao circuito mundial com o WSL J-Bay Classic, como a entidade anunciou no último mês de fevereiro. O novo formato do evento festivo poderá seguir a linha do Saquarema Surf Festival, que reúne as etapas do WSL Qualifying Series 5000 e do WSL Longboard Tour, realizadas pela WSL South America.
O WSL J-Bay Classic 2025 está agendado entre os campeonatos da Surf City El Salvador Pro e Rio Pro, gerando grande expectativa entre os fãs de surfe.
A World Surf League confirmou no último mês de abril que a perna australiana passará a contar com três competições na temporada do CT 2025. O Pro Bells Beach, em Victória, considerada a competição mais antiga e icônica do circuito mundial de surf; o Margaret River Pro, a etapa mais rentável do mundo; e o Snapper Rocks, que retorna ao tour da elite do surf mundial após a última etapa ser realizada em 2019, vencida por Italo Ferreira.
As três etapas australianas estão confirmadas até 2028, garantindo a presença de ondas de altíssima qualidade e reforçando a história do surf no WSL Championship Tour.