Jogos OlímpicosNotíciasParis 2024

WSL Rio Pro 2024: Chianca, Luana e Hinckel, atletas qualificados para as Olimpíadas de Paris, são convidados

Os brasileiros João Chianca, Luana Silva e Tainá Hinckel, que estão garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foram convidados para competir no Rio Pro 2024, a oitava etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), que será realizada em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Dependendo das condições do mar, o evento poderá começar já neste sábado (22).

João Chianca, de 23 anos e local de Saquarema, foi o primeiro a receber o convite na sétima etapa do mundial, a Surf City El Salvador. Este ano, o brasileiro competirá pela terceira vez, após se recuperar de um grave acidente nos treinos do Pipe Pro, a primeira etapa do Tour, que ocorreu em janeiro no Banzai Pipeline, Havaí.

O brasileiro participou do Gold Coast Pro, a primeira etapa do WSL Challenger Series, em maio na Austrália, onde parou nas quartas de final. Em seguida, competiu no WSL CT El Salvador Pro, sendo novamente eliminado nas quartas de final pelo tricampeão mundial Gabriel Medina.

João Chianca. Foto: Pablo Jimenez / ISA

Em 2023, no Saquarema Pro, Chianca terminou em nono lugar, mas conquistou a sua primeira vaga olímpica no final da temporada 2023, durante o WSL Finals, ao ser o segundo melhor brasileiro no ranking do WSL CT. Chianca está intensificando os treinos para os Jogos em Paris e vai disputar a primeira etapa do CT deste ano em casa, buscando fortalecer sua confiança para competir e buscar medalhas em 2024. Além disso, o atleta também foi convidado para participar do WSL CT 2025.

Luana Silva, 20 anos, nascida no Havaí e filha de pais brasileiros, representa o Brasil nas competições. Ela iniciou bem a temporada de 2024 e foi convidada para o WSL CT devido à desistência da pentacampeã mundial, a havaiana Carissa Moore.

Luana Silva. Foto: Pablo Franco / ISA

Luana conquistou a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris ao integrar a equipe feminina brasileira vencedora dos ISA World Surfing Games em Porto Rico. Em maio, porém, não conseguiu passar pelo corte na metade da temporada do CT. Para retornar à elite mundial do surf em 2025, está competindo no circuito de acesso, o WSL Challenger Series 2024, onde atualmente ocupa a quinta posição no ranking e ganhou o convite da World Surf League para participar do Rio Pro por ser a melhor atleta brasileira posicionada.

Seu melhor resultado no WSL CS foi na primeira etapa, o Gold Coast Pro, na Austrália, onde terminou como vice-campeã. Luana também competiu no Saquarema Pro 2023, na Praia de Itaúna, terminando em nono lugar.

Tainá Hinckel. Foto: Pablo Franco / ISA

A jovem Tainá Hinckel, 19 anos, da Guarda do Embaú (SC), está em um excelente momento de ascensão em sua promissora carreira como surfista profissional. Nesta temporada, ela garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 através dos ISA Games em Porto Rico. Tainá também é a atual campeã sul-americana da temporada 2023/2024 da World Surf League South America, após vencer o WSL Qualifying Series (QS) Layback Pro em Florianópolis (SC), conquistando assim a vaga para disputar o WSL Challenger Series (CS) 2024, onde está na 25ª posição do ranking após duas etapas.

Ao longo de sua carreira, Tainá venceu três etapas do WSL QS na América do Sul. No Saquarema Surf Festival, QS 5000, em 2023, ela conquistou o título de campeã na Praia de Itaúna. Além disso, Tainá é a atual Campeã Brasileira Profissional de Surf, tendo vencido o Circuito CBSurf Dream Tour 2023.

A primeira chamada da transmissão ao vivo do World Surf League Championship Tour Rio Pro 2024 está agendada para 7h da manhã deste sábado.

Baterias da primeira fase do Rio Pro, apresentadas pela WSL:

Categoria Masculina: 1º lugar avança para as oitavas de final, 2º e 3º lugares vão para a repescagem

1ª – Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Connor O´Leary (JPN)
2ª – Griffin Colapinto (EUA), Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV)
3ª – Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA)
4ª – John John Florence (HAV), Ramzi Boukhiam (MAR), João Chianca (BRA)
5ª – Jordy Smith (AFR), Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV)
6ª – Gabriel Medina (BRA), Rio Waida (IDN), Leonardo Fioravanti (ITA)
7ª – Italo Ferreira (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Liam O´Brien (AUS)
8ª – Yago Dora (BRA), Jake Marshall (EUA), Matthew McGillivray (AFR)

Categoria Feminina: 1º lugar avança para as quartas de final, 2º e 3º lugares vão para a repescagem

1ª – Molly Picklum (AUS), Johanne Defay (FRA), Sawyer Lindblad (EUA)
2ª – Caitlin Simmers (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Tainá Hinckel (BRA)
3ª – Caroline Marks (EUA), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Sophia Medina (BRA)
4ª – Brisa Hennessy (CRC), Gabriela Bryan (HAV), Luana Silva (BRA)