Notícias

WSL Rio Pro 2024: confrontos definidos na Praia de Itaúna

Os confrontos da primeira rodada do Rio Pro estão definidos em Saquarema, Rio de Janeiro. A Seleção Brasileira de Surf busca garantir vagas no seleto grupo dos Top 5, que disputarão o título mundial no WSL Finals em setembro, na Califórnia (EUA). Tatiana Weston-Webb, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Yago Dora estão entre os top 10, com reais chances de obter excelentes resultados a partir deste sábado, 22, na internacional Praia de Itaúna, localizada no coração da Capital Nacional do Surf.

A equipe brasileira de surf recebeu o reforço dos atletas qualificados para as Olimpíadas de Paris 2024 por meio de convites da Liga Mundial de Surf (WSL). João Chianca, quarto melhor surfista do mundo em 2023 e local de Saquarema, Luana Silva e Tainá Hinckel, qualificadas através do ISA Games, além de Samuel Pupo, líder do ranking de acesso à elite mundial, o WSL Challenger Series (CS).

João Chianca no ISA Games Surf City El Salvador 2023. Foto: Sean Evans / ISA

Destaque para Sophia Medina, irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina. Os atletas disputarão juntos o WSL Championship Tour pela primeira vez, fato inédito para o treinador, pai e padrasto dos irmãos Medina, Charles Saldanha. Sophia, campeã da etapa sul-americana do WSL QS 5000 Saquarema Pro em 2023, recebeu o convite para substituir a nona colocada no ranking feminino, a bicampeã mundial australiana Tyler Wright, lesionada no pé e fora do Rio Pro.

Tainá Hinckel no ISA Games El Salvador 2023. Foto: Pablo Franco / ISA

Serão 24 atletas masculinos e 12 femininos oriundos do Brasil, Austrália, Estados Unidos, Itália, Japão, Marrocos, Havaí, França, África do Sul e Indonésia disputando o título de campeão do Rio Pro, oitava etapa do WSL CT, considerada uma das mais emblemáticas do mundo atualmente.

Sopha Medina no WSL Layback Pro 2023. Foto. WSL

Os líderes dos rankings do WSL CT, a americana Caitlin Simmers e o havaiano John John Florence, vestirão a lycra amarela contra brasileiros na primeira rodada. Se o evento começar com o feminino, Simmers enfrentará Luana Silva e Tatiana Weston-Webb na segunda bateria. Caso comece com o masculino, John John duelará com o local João Chianca e o poderoso ataque de backside do Tour, do marroquino Ramzi Boukhiam. O vencedor avançará para as oitavas de final, enquanto o segundo e terceiro lugares disputarão a repescagem.

Não se esqueça, a primeira chamada da transmissão ao vivo do World Surf League Championship Tour Rio Pro 2024 está agendada para 7h da manhã deste sábado.

Baterias da primeira fase do Rio Pro, apresentadas pela WSL:

Categoria Masculina: 1º lugar avança para as oitavas de final, 2º e 3º lugares vão para a repescagem

1ª – Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Connor O´Leary (JPN)
2ª – Griffin Colapinto (EUA), Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV)
3ª – Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA)
4ª – John John Florence (HAV), Ramzi Boukhiam (MAR), João Chianca (BRA)
5ª – Jordy Smith (AFR), Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV)
6ª – Gabriel Medina (BRA), Rio Waida (IDN), Leonardo Fioravanti (ITA)
7ª – Italo Ferreira (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Liam O´Brien (AUS)
8ª – Yago Dora (BRA), Jake Marshall (EUA), Matthew McGillivray (AFR)

Categoria Feminina: 1º lugar avança para as quartas de final, 2º e 3º lugares vão para a repescagem

1ª – Molly Picklum (AUS), Johanne Defay (FRA), Sawyer Lindblad (EUA)
2ª – Caitlin Simmers (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Tainá Hinckel (BRA)
3ª – Caroline Marks (EUA), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Sophia Medina (BRA)
4ª – Brisa Hennessy (CRC), Gabriela Bryan (HAV), Luana Silva (BRA)