Sophia Medina estreia no WSL CT ao lado do irmão Gabriel no Rio Pro 2024
A surfista Sophia Medina, irmã de Gabriel Medina, disputará uma etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) pela primeira vez, ao lado do tricampeão mundial, no Rio Pro 2024, oitava etapa do circuito mundial de surf, que será realizada nas ondas internacionais da Praia de Itaúna, na cidade de Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A primeira apresentação dos irmãos Medina ocorreu no Saquarema Pro 2022, sexta etapa do circuito da divisão de acesso à elite mundial, o WSL Challenger Series, em novembro na Praia de Itaúna, na Capital Nacional do Surf. Gabriel Medina conquistou o título do evento ao vencer o marroquino Ramzi Boukhiam. Sophia Medina parou no round 32, na 17ª posição.
O treinador, pai de Sophia e padrasto de Gabriel Medina, Charles Saldanha, que faz parte do sucesso das carreiras internacionais dos dois atletas, sentirá uma sensação única em orientá-los para alcançar os melhores resultados no Rio Pro 2024.
No currículo, Sophia e Gabriel Medina conquistaram títulos de campeão sul-americano do WSL Qualifying Series (QS) Latin America, temporada 2021/2022 e 2011 e 2013, respectivamente. Em 2023, Sophia Medina foi campeã do WSL QS 5000 Saquarema Pro e no WSL CT, Gabriel alcançou o 17º lugar nas ondas da Praia de Itaúna. Nesta temporada, o tricampeão mundial ocupa a 6ª posição do ranking CT 2024, e terá uma nova chance de entrar no seleto grupo Top 5 que disputarão o título de campeão mundial no WSL Finals, que será realizado em setembro, pelo último ano na Califórnia (EUA).
A jovem Sophia Medina, de 19 anos, recebeu o convite da World Surf League para disputar o WSL CT Rio Pro, por ser a segunda melhor atleta brasileira no ranking WSL Challenger Series 2024. Ela substituirá a 9º colocada no ranking feminino WSL CT, a bicampeã mundial australiana Tyler Wright, lesionada no pé.
“É uma sensação inexplicável ter a vaga para competir no CT de Saquarema, ainda mais junto com meu irmão, né. É um campeonato que assisto desde pequena, todos os meus aniversários até os 12 anos foram lá no Rio de Janeiro, nesse evento. Eu sempre vi a Carissa (Moore), o Gabriel (Medina), indo bem nesses eventos e eu sempre me inspirei muito neles, então nem acredito que vou fazer parte disso. Sempre foi um sonho fazer parte do CT, ainda mais no Brasil, onde eu nasci, fui criada e treino todo dia”, disse Sophia Medina em entrevista para a WSL Latin America.
Mais uma vez o público brasileiro e a grande audiência mundial poderão assistir aos atletas de Maresias (SP), Sophia e Gabriel Medina, na disputa de títulos internacionais. A primeira chamada do WSL CT Rio Pro aconteceu no último sábado (22). Nos três primeiros dias, o evento não foi realizado, segue em aguardo e a janela competitiva termina no próximo domingo, 30.
A transmissão ao vivo acontecerá na próxima chamada, marcada para esta quarta-feira (26), a partir das 7h, horário de Brasília.
Baterias da primeira fase do Rio Pro, apresentadas pela WSL:
Categoria Masculina: 1º lugar avança para as oitavas de final, 2º e 3º lugares vão para a repescagem
1ª – Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Connor O´Leary (JPN)
2ª – Griffin Colapinto (EUA), Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV)
3ª – Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA)
4ª – John John Florence (HAV), Ramzi Boukhiam (MAR), João Chianca (BRA)
5ª – Jordy Smith (AFR), Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV)
6ª – Gabriel Medina (BRA), Rio Waida (IDN), Leonardo Fioravanti (ITA)
7ª – Italo Ferreira (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Liam O´Brien (AUS)
8ª – Yago Dora (BRA), Jake Marshall (EUA), Matthew McGillivray (AFR)
Categoria Feminina: 1º lugar avança para as quartas de final, 2º e 3º lugares vão para a repescagem
1ª – Molly Picklum (AUS), Johanne Defay (FRA), Sawyer Lindblad (EUA)
2ª – Caitlin Simmers (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Tainá Hinckel (BRA)
3ª – Caroline Marks (EUA), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Sophia Medina (BRA)
4ª – Brisa Hennessy (CRC), Gabriela Bryan (HAV), Luana Silva (BRA)
Foto destacada: Sophia Medina / Daniel Smorigo / @WSL