Tainá Hinckel e Sophia Medina eliminadas na repescagem do WSL CT Rio Pro
Tainá Hinckel e Sophia Medina se despedem do Rio Pro 2024 na repescagem da 8ª etapa da World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), nesta quarta-feira (26), na praia de Itaúna, cidade de Saquarema (RJ), com ondas um pouco balançadas, mas proporcionando excelentes paredes abertas nas melhores formações acima de 1,5 metros.
Foram quatro baterias realizadas após a primeira fase do masculino. Na primeira, a atleta convidada da WSL, Tainá Hinckel, enfrentou a líder do Circuito Mundial de Surf, a americana Caitlin Simmers. A disputa foi emocionante para a torcida brasileira. Enquanto Tainá esperava as melhores ondas, Caitlin correu atrás do resultado, aplicando duas fortes rasgadas e conectando com uma batida de backside na junção. Os juízes deram 7,17 pontos.
A brasileira começou a arriscar no confronto. Na primeira onda, não conseguiu finalizar a segunda manobra. Em seguida, Caitlin surfou mais uma onda para entrar na somatória, alcançando 11,34 pontos contra 2,17 de Tainá.
Faltando oito minutos para o término, Tainá Hinckel começou a reagir. Encontrou uma boa esquerda com a parede aberta, aplicou duas fortes batidas de backside e alcançou 5,67 pontos. Aos três minutos para o término, mais uma vez de backside, Tainá rasgou forte e aplicou uma batida na junção. A torcida brasileira comemorou quando a nota 6,33 foi computada. Na somatória, Tainá conquistou 12,00 pontos, virando o confronto.
Porém, Caitlin Simmers aplicou três manobras de backside nos segundos finais. A torcida brasileira ficou apreensiva aguardando a nota ser computada pelos juízes, mas Tainá Hinckel levou a virada. Caitlin Simmers fez 5,33 pontos e avançou para as quartas de final do Rio Pro. Tainá Hinckel, em sua primeira apresentação em uma etapa do WSL CT, alcançou o 9º lugar e arrancou aplausos da torcida brasileira.
Sophia Medina disputou a terceira bateria da repescagem contra a 3ª colocada no ranking WSL CT, a costarriquenha Brisa Hennessy. A brasileira, convidada pela WSL e também disputando sua primeira etapa CT, começou liderando o confronto, somando 4,07 nas duas ondas surfadas. Sophia poderia ter ampliado a diferença, mas na segunda onda caiu na manobra de finalização.
Brisa Hennessy respondeu aplicando três batidas de backside para cravar a melhor nota da bateria, 5,00 pontos, e assumir a liderança com 7,00 pontos contra 4,07 de Sophia Medina. O tempo foi passando e Sophia demonstrava certo nervosismo no confronto. Aos sete minutos para o término, a brasileira aplicou uma forte batida de backside isolada, recebendo 4,00 pontos, sua melhor nota. Na reta final, Brisa Hennessy ampliou o placar com 3,50 pontos, avançando para as quartas de final com uma média de 8,50 contra 6,60 pontos de Sophia Medina, que parou em 9º lugar no WSL CT Rio Pro.
Na segunda bateria, entre a australiana Molly Picklum, quarta colocada no ranking, e a havaiana Bettylou Sakura Johnson, Molly levou a melhor, vencendo pelo largo placar de 12,23 pontos contra 6,90 da havaiana.
A havaiana Gabriela Bryan, 6ª colocada no ranking, enfrentou a francesa Johanne Defay, 5ª colocada, e deu um show de surf, vencendo com 10,84 pontos contra apenas 4,06 de Defay, que foi eliminada na 9ª colocação do Rio Pro.
Assista a transmissão vivo do WSL CT Rio Pro 2024, nesta quinta feira (27), a partir das 7h30, horário de Brasília. Mais informações na World Surf League.
Confira os resultados da repescagem categoria feminina do Vivo Rio Pro 2024, realizada nesta quarta-feira (26):
1º avança para as quartas de final e 2º lugar eliminado em 9º lugar, recebe US$ 13.500 e 2.610 pontos
1ª Bateria: Caitlin Simmers (EUA) 12,50 x 12,00 Tainá Hinckel (BRA)
2ª Bateria: Molly Picklum (AUS) 12,23 x 6,90 Bettylou Sakura Johnson (HAV)
3ª Bateria: Brisa Hennessy (CRC) 8,50 x 6,60 Sophia Medina (BRA)
4ª Bateria: Gabriela Bryan (HAV) 10,84 x 4,06 Johanne Defay (FRA)