CompetiçõesSurf Girl

WSL CT Rio Pro 2024: swell potente e Luana Silva Tatiana Weston-Webb se destacam na primeira fase

Tatiana Weston-Webb e Luana Silva avançaram na praia de Itaúna, Tainá Hinckel e Sophia Medina encontram dificuldades e disputarão a repescagem em Saquarema (RJ)

No Rio Pro, o swell trouxe boas ondas para iniciar a 8ª etapa da World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) nesta quarta-feira (26), quinto dia da janela competitiva na praia de Itaúna, Saquarema (RJ). A categoria feminina foi a primeira a entrar no mar, com ondas um pouco balançadas superando os 2 metros nas melhores séries. As brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva se destacaram na primeira fase, avançando diretamente para as quartas de final, para alegria do animado público presente na areia.

O primeiro confronto foi entre a australiana Molly Picklum, a francesa Johanne Defay (4ª e 5ª colocadas no ranking WSL CT, respectivamente), e a americana Sawyer Lindbland. A disputa foi intensa, porém Lindbland, de 18 anos, avançou na competição ao surfar apenas duas ondas, alcançando a melhor nota de 6,67 e somando 11,77 pontos. Johanne fez 10,60 e Molly 7,00; ambas terão nova chance na repescagem do Rio Pro.

Na sequência, as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel enfrentaram a americana Caitlin Simmers, líder do ranking. Tatiana busca um resultado excelente para entrar no Top 5 e sonhar com o título mundial no WSL Finals.

Tatiana Weston-Wbb (BRA) no Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Daniel Smorigo / @WSL

Tatiana Weston-Webb começou forte, abrindo o confronto com precisão ao surfar as duas melhores ondas de frontside, acumulando 9,66 pontos. Ela demonstrou domínio das condições de Itaúna, executando manobras precisas e potentes nas esquerdas, usando as bordas da prancha com força e radicalidade.

Escolher as melhores ondas que proporcionassem duas manobras não era tarefa fácil. Tainá Hinckel remou com vigor em busca das melhores ondulações, alcançando um somatório de 2,17 + 3,50, mas faltou uma segunda manobra de backside para elevar sua pontuação e garantir a vitória. A detentora da lycra amarela, Caitlin Simmers, também não conseguiu encontrar a segunda manobra ideal em algumas ondas, resultando em uma performance abaixo do esperado. No desfecho, Tainá somou 5,67 pontos e Simmers fez 5,30, ambas as atletas foram enviadas para a repescagem.

Caroline Marks (EUA) no Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Daniel Smorigo / @WSL

No terceiro confronto, a campeã mundial de 2023, a americana Caroline Marks, vice-líder do ranking, proporcionou um show de surf para o público brasileiro. Começando forte, Caroline aplicou três rasgadas na borda da prancha de frontside na segunda melhor onda, finalizando com uma boa batida na junção, somando 5,67 pontos. Na melhor nota do confronto, 6,00 pontos, Marks realizou duas grandes manobras conectadas de frontside, atacando a junção com precisão.

Sophia Medina (BRA) no Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Daniel Smorigo / @WSL

A havaiana Bettylou Sakura Johnson e a brasileira Sophia Medina não encontraram o timing certo das ondas para executar manobras impactantes, cometendo erros na escolha das ondas e falhando na execução das manobras importantes. Sophia, convidada, conseguiu aplicar uma forte batida de frontside na junção, conquistando 2,90 pontos, mas Caroline Marks avançou em primeiro lugar com um total de 11,67 pontos, a maior média da primeira fase. Sophia e Bettylou foram encaminhadas para a repescagem do Rio Pro, com 5,26 e 4,83 pontos, respectivamente.

Luana Silva (BRA) vibra no Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Thiago Diz / @WSL

Luana Silva foi o destaque na última bateria, surfando de forma leve e escolhendo excelentes ondas para demonstrar suas fortes manobras de backside. A atleta brasileira, convidada pela WSL, cravou a melhor nota da primeira fase, 6,83 pontos, totalizando 11,16 para avançar às quartas de final. Brisa Hennessy, da Costa Rica, terceira colocada no ranking, surfou na esquerda de Itaúna, aplicando três batidas conectadas e rendendo 5,40 pontos, mas não o suficiente para liderar. No desfecho, tanto Brisa Hennessy quanto a havaiana Gabriela Bryan, que começou com 5,33 pontos, foram enviadas para a repescagem.

Assista a transmissão vivo do WSL CT Rio Pro 2024, a partir das 6h45, horário de Brasília. Maiores informações na World Surf League.

Confira os resultados da primeira fase da categoria feminina do Vivo Rio Pro 2024, realizado nesta quarta-feira (26):

1º avança para as quartas de final e 2º e 3º lugarares disputam a repescagem

1ª Bateria

1º – Sawyer Lindblad (EUA): 11.77 pontos

2º – Johanne Defay (FRA):10.60

3º – Molly Picklum (AUS): 7.00

2ª Bateria

1º – Tatiana Weston-Webb (BRA): 9.66

2º – Tainá Hinckel (BRA): 5.67

3º – Caitlin Simmers (EUA): 5.30

3ª Bateria

1º – Caroline Marks (EUA):11.67

2º – Bettylou Sakura Johnson (HAV): 5.26

3º – Sophia Medina (BRA): 4.83

4ª Bateria

1º – Luana Silva (BRA): 11.16

2º – Brisa Hennessy (CRC): 9.70

3º – Gabriela Bryan (HAV): 9.30

Foto Destacada: Luana Silva (BRA) no Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ) / Daniel Smorigo / @WSL