CompetiçõesSurf Girl

Caitlin Simmers é bicampeã do WSL Rio Pro em Saquarema

A grande final da categoria feminina do Vivo Rio Pro, 8ª etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), entre as americanas Caitlin Simmers e Sawyer Lindblad, marcou o duelo da nova geração do surf mundial na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), nesta tarde de sexta-feira (28), com ondas de bom tamanho quebrando nas melhores séries. A líder do ranking WSL CT, Caitlin Simmers, levou a melhor e consagrou-se bicampeã na última final que antecede os Jogos Olímpicos de Paris.

Caitlin Simmers (EUA) no WSL CT Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Thiago Diz / @WSL

Caitlin Simmers, de 18 anos, local de Oceanside, Califórnia, buscava o bicampeonato seguido na Capital Nacional do Surf no Brasil. Ao avançar mais uma vez para a grande final do Rio Pro, depois do duro duelo contra a havaiana Gabriela Bryan, vencido na disputa de 35 minutos pelo placar de 12,74 pontos contra 12,40 de Bryan, Caitlin garantiu vaga antecipada para disputar o título mundial no WSL Finals, que será realizado em setembro, na Califórnia, após a 9ª etapa do CT, Fiji Pro, em Cloudbreak, Tavarua, Fiji, no final do mês de agosto.

Os campeões do Vivo Rio Pro 2024: Italo Ferreira (BRA) e Caitlin Simmers (EUA). Foto: Thiago Diz / @WSL

Sawyer Lindblad, também de 18 anos, local de San Clemente, Califórnia, estava atrás do primeiro título de etapa do WSL CT. Chegou ao Maracanã do Surf, praia de Itaúna, na 10ª colocação no ranking e venceu as três baterias disputadas até a grande final do Rio Pro, a segunda da sua promissora carreira nesta temporada.

Tatiana Weston-Web (BRA), terceira colocada no WSL CT Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Thiago Diz / @WSL

Na primeira bateria das semifinais, a americana duelou com a brasileira Tatiana Weston-Webb, num momento de mudança da maré, marcada por ondas baixas e séries inconstantes. Sawyer Lindblad superou o power surf da brasileira, ao emplacar 8,94 pontos contra 4,16 de Tati, que parou na 3ª colocação e somou 6.085 pontos no ranking.

Nos 35 minutos da grande final, Caitlin Simmers foi imbatível em Saquarema. Soube escolher as melhores ondas das séries, surfou com técnica e aplicou muita radicalidade nas manobras no início da disputa, cravando as duas melhores notas, 7,83 e 7,67 pontos.

A campeã do Vivo Rio Pro 2024, Caitlin Simmers (EUA), ao lado da vice-campeã, Sawyer Lindblad (EUA). Foto: Thiago Diz / @WSL

Caitlin Simmers foi implacável contra Sawyer Lindblad, que não se achou no outside de Itaúna. Sawyer surfou apenas três ondas, na melhor cravou apenas 2,83 pontos. Na primeira onda de Simmers, a jovem surfista aplicou duas grandes batidas de backside conectadas. Destaque para a segunda manobra, onde voltou despencando no buraco da onda, apresentando técnica, equilíbrio e segurança na forte manobra.

O resultado final apresentou ampla margem de diferença: 15,50 pontos para a campeã do Rio Pro 2024, Caitlin Simmers, contra apenas 3,26 da vice-campeã Sawyer Lindblad.

A campeã do Vivo Rio Pro 2024, Caitlin Simmers (EUA). Foto: Thiago Diz / @WSL

O bicampeonato seguido de Caitlin Simmers na etapa de Saquarema representa a magnífica atual fase da jovem atleta nesta temporada. Com o título de campeã do Vivo Rio Pro, Caitlin acumula a terceira vitória das oito etapas disputadas do WSL CT 2024 e dispara no ranking com 48.185 pontos.

Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), palco do Vivo Rio Pro 2024. Foto: Thiago Diz / @WSL

Foto Destacada: Caitlin Simmers (EUA) / Thiago Diz / @WSL