Competições

Italo Ferreira conquista o título do WSL CT Rio Pro

Com o título em Saquarema, Italo Ferreira alcança a 4ª colocação no ranking WSL CT e entra mais uma vez no grupo Top 5

O grande público no Rio Pro foi à loucura com a primeira grande final histórica entre os brasileiros Italo Ferreira e Yago Dora na Capital Nacional do Surf, cidade de Saquarema, nesta tarde de sexta-feira (28), marcada por boas ondas na praia de Itaúna, considerada o Maracanã do Surf do Brasil. No término da disputa, Italo Ferreira consagrou-se campeão da 8ª etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), o Vivo Rio Pro.

Na primeira bateria das semifinais, Italo Ferreira voou alto para despachar o americano Griffin Colapinto pelo placar de 16,60 pontos contra 14,27 do seu oponente, que parou na 3ª colocação e somou 6.085 pontos no ranking. Na melhor nota da disputa, o excelente 9,00, Italo Ferreira soltou um grande aéreo muito alto com rotação completa para a torcida brasileira vibrar na areia da praia.

Italo Ferreira (BRA) no WSL CT Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Thiago Diz / @WSL

Yago Dora enfrentou o inspirado sul-africano Jordy Smith na segunda bateria das semifinais. O brasileiro abriu o confronto surfando de frontside, aplicando três fortes manobras na borda da prancha, os juízes pontuaram 7,83. Jordy respondeu surfando uma onda de 8,40 pontos, aplicando três batidas verticais e uma boa rasgada.

A disputa estava intensa e, faltando dois minutos para o término, o brasileiro surfou de frontside para soltar uma grande rasgada e um layback na junção com muita pressão, para alcançar 9,33 pontos, a maior nota do campeonato, e vencer pelo placar de 17,30 contra 14,23 de Jordy, que parou na 3ª colocação do Rio Pro.

WSL CT Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Thiago Diz / @WSL

O campeão mundial e olímpico, Italo Ferreira, chegou à grande final do Rio Pro, como o detentor da maior somatória, 17,50 pontos, contra o indonésio Rio Waida, na segunda bateria dos 16 melhores.

Nos 35 minutos de intensa disputa, o elétrico Italo Ferreira surfou a primeira onda aplicando um grande aéreo, mas no retorno não ficou em pé. Na segunda tentativa, aplicou dois aéreos com rotação incompleta numa onda menor e finalizou com uma batida para somar 7,00 pontos.

Em seguida, foi a vez de Yago Dora aplicar uma rasgada jogando água e um pequeno aéreo para pontuar 5,67 pontos. Em outro aéreo, o campeão do Rio Pro 2023 arrancou 4,93 pontos para assumir a liderança da disputa.

O campeão do Vivo Rio Pro 2024, Italo Ferreira (BRA), ao lado do vice-campeão, Yago Dora (BRA). Foto: Thiago Diz / @WSL

Italo surfou uma direita de bom tamanho para soltar uma forte batida de backside, conectou para uma rasgada, outra grande batida, mas na finalização errou, não voltou da última batida, mas a nota tinha sido construída, 6,67 pontos, o suficiente para virar a disputa.

Os brasileiros tentaram voar alto nos aéreos, contudo as manobras foram incompletas. No final, Italo Ferreira conquistou a sua primeira vitória em Saquarema, ao emplacar 13,67 pontos contra 10,60 do vice-campeão, Yago Dora.

Italo Ferreira (BRA), campeão do WSL CT Vivo Rio Pro 2024, realizado em Saquarema (RJ). Foto: Thiago Diz / @WSL

Ao consagrar-se campeão do Vivo Rio Pro, Italo Ferreira subiu três posições no ranking WSL CT, chegando na quarta colocação e consolidando seu nome no grupo Top 5, que disputará o título de campeão mundial no WSL Finals 2024. Yago Dora, ao somar 7.800 pontos, subiu duas posições, está em sexto lugar, já Gabriel Medina caiu duas posições, ocupa a oitava posição.

Os campeões do Vivo Rio Pro 2024: Italo Ferreira (BRA) e Caitlin Simmers (EUA). Foto: Thiago Diz / @WSL

O Circuito Mundial de Surf aguardará o término dos Jogos Olímpicos de Paris. Em seguida, a decisiva 9ª etapa do CT, Fiji Pro, em Cloudbreak, Tavarua, Fiji, será realizada no final do mês de agosto e decidirá os cinco melhores surfistas para disputarem o título de campeão mundial no WSL Finals.

Foto Destacada: Italo Ferreira / Thiago Diz / @WSL