WSL CT Rio Pro 2024: Italo Ferreira e Yago Dora avançam às semifinais em Saquarema (RJ)
A 8ª etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), Rio Pro, vem proporcionando fortes emoções para a torcida brasileira. Italo Ferreira e Yago Dora garantiram vagas nas semifinais, enquanto Gabriel Medina não conseguiu vencer o americano Griffin Colapinto, nesta manhã de sexta-feira (28), com boas ondas na praia de Itaúna, em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
O campeão mundial e olímpico Italo Ferreira, mais uma vez, demonstrou vontade de vencer. Nos 30 minutos de confronto da primeira bateria das quartas de final, contra o japonês Connor O’Leary, o brasileiro dominou. Italo surfou oito ondas para alcançar as duas melhores notas, 5,00 e 5,03 pontos. Connor não conseguiu se conectar nas ondas de Itaúna, perdendo o confronto pelo placar de 5,90 contra 10,03 do brasileiro. O japonês foi eliminado na quinta colocação e somou 4.745 pontos no ranking WSL CT.
Italo Ferreira disputará as semifinais contra o americano Griffin Colapinto, 3º colocado no ranking, que despachou o tricampeão mundial Gabriel Medina, na segunda bateria das quartas de final, pelo placar de 10,07 contra 9,44 de Medina.
Gabriel Medina correu atrás do resultado, mas não achou as melhores ondas do confronto. Foram 11 ondas surfadas pelo brasileiro contra apenas 5 de Griffin. O tricampeão mundial achou as suas duas melhores notas no final da disputa, 4,67 e 4,77 pontos. Enquanto isso, Griffin surfou a melhor onda na primeira tentativa, com 6,00 pontos. Medina se despediu da competição na 5ª colocação e somou 4.745 pontos no ranking.
No terceiro confronto das quartas, Yago Dora, que está em busca do bicampeonato seguido na Capital Nacional do Surf, não tomou conhecimento do líder do ranking WSL CT, o havaiano bicampeão mundial John John Florence, que cometeu muitos erros na finalização das manobras.
Yago Dora liderava a disputa, mas na última onda surfada, uma esquerda de face aberta, o campeão do Rio Pro 2023 executou seis manobras entre batidas e rasgadas com muita radicalidade, jogando muita água para conquistar a maior nota da competição até o momento, 9,17 pontos. A torcida brasileira comemorou no Maracanã do Surf, fazendo muito barulho, com palmas, gritos e batucada.
No final do confronto, Yago Dora venceu pelo placar de 16,00 pontos contra 11,27 de Florence, que foi despachado na 5ª colocação, somando 4.745 pontos no ranking. Yago duelará com o sul-africano Jordy Smith, que derrotou o australiano Ethan Ewing, com a média de 10,00 pontos contra 9,73 do oponente, que parou na 5ª colocação do Rio Pro.
Assista a transmissão vivo do WSL CT Rio Pro 2024, nesta sexta-feira (28). Mais informações na World Surf League.
Foto Destacada: Italo Ferreira (BRA) / Daniel Smorigo / @WSL