CompetiçõesSurf Girl

WSL CT Rio Pro 2024: Tatiana Weston-Webb nas semifinais e Luana Silva eliminada

A vice-campeã mundial e atleta olímpica Tatiana Weston-Webb avançou no Rio Pro nesta sexta-feira (28) na praia de Itaúna, em Saquarema, ao vencer a costarriquenha Brisa Hennessy, 3ª colocada no ranking feminino. Luana Silva enfrentou a americana Caitlin Simmers, líder do ranking, no terceiro confronto das quartas de final, mas não avançou na competição. A 8ª etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), Rio Pro, continua com ondas acima de 2 metros nas melhores séries.

Tatiana foi mais ativa na praia de Itaúna, surfando seis ondas para alcançar as duas maiores notas na bateria (8,17+7,60). Até o momento, Tatiana Weston-Webb cravou a melhor onda e média da categoria no Rio Pro 2024, para a alegria do público presente na Capital Nacional do Surf.

Tatiana Weston-Web (BRA) no WSL CT Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Thiago Diz / @WSL

Brisa Hennessy abriu o confronto com duas manobras de backside, conquistando 5,83 pontos. Em seguida, Tatiana Weston-Webb apresentou técnica e radicalidade nas manobras de frontside para obter a melhor nota na primeira onda surfada, 8,17, com uma forte batida de frontside, uma grande rasgada na borda, jogando muita água na inversão da rabeta da prancha, e mais uma batida na junção. A torcida foi à loucura.

Brisa não conseguiu trocar a nota 0,60 pontos, somando 6,43 contra 15,77 de Tatiana. Com o resultado, Tatiana Weston-Webb avança para as semifinais do Rio Pro e enfrentará na primeira bateria a americana Sawyer Lindblad, que venceu a campeã mundial Caroline Marks no primeiro confronto. A costarriquenha parou na 5ª colocação e somou 4.745 pontos para o ranking WSL CT.

Posteriormente, foi a vez de Luana Silva duelar com a inspirada Caitlin Simmers. A americana se mostrou mais ativa no confronto ao surfar sete ondas. Na primeira onda fez 4,00 ao executar uma batida e uma rasgada. Na melhor onda da bateria, 7,67 pontos, Caitlin aplicou três grandes manobras de backside para se isolar na liderança. Próximo ao término, surfou mais uma onda para ampliar a vantagem, fazendo 5,10.

Luana Silva (BRA) no WSL CT Rio Pro 2024, em Saquarema (RJ). Foto: Thiago Diz / @WSL

Luana Silva surfou apenas uma onda nos 30 minutos de confronto, cravando 5,67. Caitlin Simmers avançou para as semifinais, conquistando a média de 12,77 pontos, e disputará com a havaiana Gabriela Bryan, que venceu a australiana Molly Picklum na quarta bateria. Luana se despediu do Rio Pro na 5ª colocação.

Assista a transmissão vivo do WSL CT Rio Pro 2024, nesta sexta-feira (28). Mais informações na World Surf League.

Foto Destacada: Tatiana Weston-Web (BRA) / Thiago Diz / @WSL