Jogos OlímpicosParis 2024

Paris 2024: confrontos definidos para o surfe olímpico

Os confrontos do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024 estão definidos. Não há bateria fácil para os 48 atletas das categorias feminina e masculina. O “Time Brasil de Surfe”, composto por Filipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva, está preparado para enfrentar os pesados e perigosos tubos de Teahupo’o.

A janela competitiva do surfe olímpico começará no próximo sábado, 27 de julho, e seguirá até o dia 5 de agosto. A organização reservou quatro dias da janela para concluir o evento nas melhores condições, proporcionando aos atletas a busca pelas sonhadas medalhas olímpicas.

No Round 1 das categorias masculina e feminina, serão realizadas 8 baterias de 25 a 40 minutos, dependendo das condições das ondas no Tahiti, Polinésia Francesa. Cada confronto terá três atletas: o 1º lugar avança direto para o Round 3, enquanto o 2º e o 3º lugares disputarão o Round 2. Posteriormente ao Round 1, as baterias terão dois atletas, o 1º lugar avança na competição e o 2º é eliminado.

Surfe Olímpico Masculino

A primeira bateria masculina será entre dois atletas do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), Ethan Ewing (AUS) e o experiente Jordy Smith (RSA), além do jovem Tim Elter (GER), local de Lajares, em Fuerteventura, Alemanha.

O primeiro brasileiro a entrar na disputa será o bicampeão mundial Filipe Toledo (BRA). Junto com Alonso Correa (PER), estreante nos Jogos Olímpicos, eles enfrentarão o medalhista de prata em Tóquio 2020, Kanoa Igarashi (JPN), no terceiro confronto.

Teahupo’o, no TahitiPolinésia Francesa. Foto: Pablo Jimenez / ISA

Em seguida, será a vez do tricampeão mundial, Gabriel Medina (BRA), disputar pela segunda vez o maior evento esportivo do mundo. Na quarta bateria, Medina enfrentará os estreantes Connor O’Leary (JPN) e Bryan Perez (ESA).

No quinto confronto, entram em cena os estreantes João Chianca (BRA) e Billy Stairmand (NZL), contra Ramzi Boukhiam (MAR), que buscará mais uma vez a medalha olímpica.

Surfe Olímpico Feminino

A campeã mundial do WSL CT 2023, Caroline Marks (USA), tentará alcançar a glória olímpica pela segunda vez. Em Tóquio 2020, ficou na 4ª colocação, batendo na trave do inédito pódio. Marks enfrentará na primeira bateria olímpica de Paris 2024 a experiente Yolanda Hopkins (POR), que também disputará os Jogos Olímpicos pela segunda vez, e a estreante Sarah Baum (RSA).

Tatiana Weston-Webb (BRA), a atleta mais experiente do surfe feminino olímpico do Brasil, enfrentará uma dura disputa contra a líder e a quarta colocada do ranking WSL CT 2024, Caitlin Simmers (USA), de 18 anos, e Molly Picklum (AUS), ambas estreantes em Olimpíadas. Tatiana buscará melhorar sua marca obtida em Tóquio 2020, onde terminou na 9ª colocação. A brasileira alcançou a 3ª colocação na 6ª etapa do WSL CT, o Tahiti Pro, realizada em maio, destacando-se com uma nota 10 em um grande e perfeito tubo em Teahupo’o.

Na 6ª bateria, as jovens Tainá Hinckel (BRA) e Luana Silva (BRA) duelarão com a experiente Camilla Kemp (GER). As três atletas disputarão pela primeira vez uma bateria olímpica de alto nível em ondas perfeitas.

O surfe olímpico será transmitido ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).

Teahupo’o, palco do surfe olímpico em Paris 2024. Foto: Pablo Jiménez / ISA

Baterias do Surfe Olímpico em Paris 2024, apresentado pelo COI:

Categoria Feminina

1ª – Yolanda Hopkins (POR) x Caroline Marks (USA) x Sarh Baum (RSA)
2ª – Sol Aguirre (PER) x Janire Etxabarri (ESP) x Vahine Fierro (FRA)
3º – Anat Leilot (ISR) x Sanoa Dempfle-Olin (CAN) x Tyler Wrigth (AUS)
4ª – Tatiana Weston-Webb (BRA) x Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (USA)
5ª – Johanne Defay (FRA) x Brisa Hennessy (CRC) x Candelaria Resano (NCA)
6ª – Tainá Hinckel (BRA) x Camilla Kemp (GER) x Luana Silva (BRA)
7ª – Nadia Erostarbe (ESP) x Siqi Yang (CHN) x Saffi Vette (NZL)
8ª – Carissa Moore (USA) x Teresa Bonvalot (POR) x Shino Matsuda (JPN)

Categoria Masculina

1ª – Ethan Ewing (AUS) x Tim Elter (GER) x Jordy Smith (RSA)
2ª – Joan Duru (FRA) x Jack Robinson (AUS) x Matthew McGillivray (RSA)
3ª – Alonso Correa (PER) x Filipe Toledo (BRA) x Kanoa Igarashi (JPN)
4ª – Gabriel Medina (BRA) x Connor O’Leary (JPN) x Bryan Perez (ESA)
5ª – Ramzi Boukhiam (MAR) x Billy Stairmand (NZL) x João Chianca (BRA)
6ª – Andy Criere (ESP) x John John Florence (EUA) x Alan Cleland (MEX)
7ª – Kauli Vasst (FRA) x Lucca Mesinas (PER) x Griffin Colapinto (EUA)
8ª – Rio Waida (INA) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Reo Inaba (JPN)

Confira a Programação Oficial do Surfe Olímpico em Paris 2024, apresentado pelo COI:

Horário local do Taiti (7 horas atrás de Brasília e 11 atrás de Lisboa).

27 de julho, sábado

7:00 a 16:30 – Primeira rodada (oito baterias) – masculino e feminino

28 de julho, domingo

7:00 a 16:30 – Segunda rodada (oito baterias) – masculino e feminino

29 de julho, segunda-feira

7:00 a 16:30 – Terceira rodada (oito baterias) – masculino e feminino

30 de julho, terça-feira

7:00 a 16:50

Quartas de final – masculino e feminino
Semifinais – masculino e feminino
Disputa do bronze – masculino e feminino
Final – masculino e feminino