Paris 2024: Cerimônias de Abertura prometem emoções no rio Sena e em Teahupo’o
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 está agendada para esta sexta-feira, 26, a partir das 14h30, horário de Brasília, nos canais oficiais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O evento inédito promete imagens cinematográficas no rio Sena, ao apresentar a cultura diversa, a elegante arquitetura, monumentos turísticos e a rica história de conquistas dos franceses no velho continente.
Os organizadores dos XXXIII Jogos Olímpicos de Verão reservam fortes emoções para as delegações de 206 países, convidados, espectadores e bilhões de telespectadores offline e online ao redor do mundo.
A inovadora abertura acontecerá no exuberante rio Sena – la Seine em francês -, sendo a primeira realizada fora de um estádio de atletismo.
O rio “la Seine” recepcionará as delegações e grande parte dos mais de 11.200 atletas, além dos “atletas individuais neutros”, como os da Rússia e Bielorrússia, países em guerra com a Ucrânia, em centenas de embarcações próprias das delegações ou compartilhadas, que percorrerão a “caminhada fluvial olímpica” de 6 km, onde serão realizadas apresentações artísticas e musicais em pontos estratégicos.
Os cais do rio Sena foram transformados em arquibancadas para o grande público, e as ruas serão tomadas por franceses e turistas para acompanharem o inovador desfile dos atletas na “caminhada fluvial”.
Segundo o COI, a “caminhada fluvial” terminará no Trocadéro – a esplanada localizada em frente à Torre Eiffel – onde serão realizados os protocolos oficiais, onde a pira olímpica será acesa e os Jogos Paris 2024 oficialmente declarados abertos.
O brilho intenso do final de tarde na “Cidade Luz”, como a capital Paris é conhecida, marcará a vida dos participantes em torno do monumento mais visitado no mundo, a Torre Eiffel.
Cerimônia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na Vila de Teahupo’o
A vila de Teahupo’o, localizada na costa sudoeste da ilha do Taiti, Polinésia Francesa, distante 15.716 km, também apresentará uma Cerimônia de Abertura oficial, paralela à Cerimônia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com danças tradicionais e apresentação dos atletas competidores do surfe olímpico.
Os 48 atletas olímpicos estão longe da Torre Eiffel, mas cercados pelo poder sobrenatural das divindades polinésias, o Mana, presente nas pessoas locais, atletas olímpicos, turistas e nos ricos elementos da natureza em Teahupo’o.
A janela competitiva do surfe olímpico será de 27 de julho a 5 de agosto de 2024, com quatro dias destinados para concluir o evento nas melhores condições. A competição será transmitida ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).
Foto Destacada: Pablo Franco / ISA