Filipe Toledo se despede do sonho olímpico em Paris 2024
Reo Inaba (JPN) surpreende com tubos completos e avança para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris em Teahupo’o
Filipe Toledo (BRA) está fora do surfe olímpico de Paris 2024. Nesta segunda-feira (29), na Polinésia Francesa, Reo Inaba (JPN) surpreendeu ao avançar para as quartas de final dos Jogos Olímpicos. Teahupo’o amanheceu vibrando com a energia sobrenatural dos ancestrais polinésios. As grandes ondas tubulares, acima de 3 metros de altura, rugiam ao quebrar na rasa bancada de corais afiados.
Os dois atletas começaram a segunda bateria de 30 minutos do Round 3 buscando o melhor posicionamento para descer as ondas e alcançar a glória ao completar grandes tubos. Reo Inaba, em sua primeira participação em Jogos Olímpicos, surfou a primeira onda nos primeiros 10 minutos, entrando em um tubo incompleto e recebendo 2,17 pontos. Ao cair dentro do tubo, pegou um caldo violento que quebrou seu equipamento.
Depois de alguns minutos perdidos, o japonês retornou ao outside e surfou a segunda onda com muita técnica, atrasando a prancha para permanecer dentro do grande tubo, não muito profundo, mas completo. Os juízes computaram 3,17 pontos.
Filipinho respondeu em seguida, descendo de grab rail (segurando a borda da prancha) para entrar em um grande tubo, mas a forte energia gerada dentro o derrubou na saída. Ao levantar do caldo, seu equipamento estava partido em duas partes, o que causou mais um atraso.
O tempo correu rápido e Filipinho precisava de uma pontuação baixa para avançar às quartas de final. Ao pegar a segunda onda sem a preferência, tentou surfar um tubo, mas as condições não foram favoráveis e teve que sair. Reo Inaba não perdeu tempo e botou para dentro de outro tubo, finalizando com uma rasgada, alcançando 2,83 pontos para ampliar a diferença.
Nos dois minutos finais, Filipe Toledo (BRA) desceu mais uma onda, mas ela não formou o tubo. Reo Inaba (JPN) venceu a disputa com um placar de 6,00 pontos contra 2,46 do brasileiro e avançou para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris.
Filipinho deu adeus ao sonho de disputar uma medalha olímpica. Suas apresentações foram impecáveis na 33ª edição dos Jogos de Verão, Paris 2024.
A janela competitiva tem previsão de término no próximo dia 5 de agosto, com quatro dias destinados à conclusão do evento nas melhores condições. O surfe olímpico será transmitido ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).
Baterias do Round 3 da categoria feminina do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024:
Categoria Feminina
1ª – Caroline Marks (EUA) x Siqi Yang (CHN)
2ª – Tyler Wright (AUS) x Anat Lelior (ISR)
3ª – Vahine Fierro (FRA) x Johanne Defay (FRA)
4ª – Carissa Moore (EUA) x Sarah Baum (RSA)
5ª – Nadia Erostarbe (ESP) x Sino Matsuda (JPN)
6ª – Caitlin Simmers (USA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
7ª – Luana Silva (BRA) x Tainá Hinckel (BRA)
8ª – Brisa Hennessy (CRC) x Yolanda Hopkins (POR)
Baterias das quartas de final da categoria masculina do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024:
Categoria Masculina
1ª – Alonso Correia (PER) x Reo Inaba (JPN)
2ª – Kauli Vaast (FRA) X Joan Duru (FRA)
3ª – Gabriel Medina (BRA) x João Chianca (BRA)
4ª – Jack Robinson (AUS) x Ethan Ewing (AUS)