Jogos OlímpicosParis 2024

Filipe Toledo se despede do sonho olímpico em Paris 2024

Reo Inaba (JPN) surpreende com tubos completos e avança para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris em Teahupo’o

Filipe Toledo (BRA) está fora do surfe olímpico de Paris 2024. Nesta segunda-feira (29), na Polinésia Francesa, Reo Inaba (JPN) surpreendeu ao avançar para as quartas de final dos Jogos Olímpicos. Teahupo’o amanheceu vibrando com a energia sobrenatural dos ancestrais polinésios. As grandes ondas tubulares, acima de 3 metros de altura, rugiam ao quebrar na rasa bancada de corais afiados.

Os dois atletas começaram a segunda bateria de 30 minutos do Round 3 buscando o melhor posicionamento para descer as ondas e alcançar a glória ao completar grandes tubos. Reo Inaba, em sua primeira participação em Jogos Olímpicos, surfou a primeira onda nos primeiros 10 minutos, entrando em um tubo incompleto e recebendo 2,17 pontos. Ao cair dentro do tubo, pegou um caldo violento que quebrou seu equipamento.

Depois de alguns minutos perdidos, o japonês retornou ao outside e surfou a segunda onda com muita técnica, atrasando a prancha para permanecer dentro do grande tubo, não muito profundo, mas completo. Os juízes computaram 3,17 pontos.

Reo Inaba (JPN) no surfe olímpico de Paris 2024. Foto: Beatriz Ryder / ISA

Filipinho respondeu em seguida, descendo de grab rail (segurando a borda da prancha) para entrar em um grande tubo, mas a forte energia gerada dentro o derrubou na saída. Ao levantar do caldo, seu equipamento estava partido em duas partes, o que causou mais um atraso.

O tempo correu rápido e Filipinho precisava de uma pontuação baixa para avançar às quartas de final. Ao pegar a segunda onda sem a preferência, tentou surfar um tubo, mas as condições não foram favoráveis e teve que sair. Reo Inaba não perdeu tempo e botou para dentro de outro tubo, finalizando com uma rasgada, alcançando 2,83 pontos para ampliar a diferença.

Nos dois minutos finais, Filipe Toledo (BRA) desceu mais uma onda, mas ela não formou o tubo. Reo Inaba (JPN) venceu a disputa com um placar de 6,00 pontos contra 2,46 do brasileiro e avançou para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris.

Filipe Toledo (BRA) no surfe olímpico de Paris 2024. Foto: Pablo Franco / ISA

Filipinho deu adeus ao sonho de disputar uma medalha olímpica. Suas apresentações foram impecáveis na 33ª edição dos Jogos de Verão, Paris 2024.

A janela competitiva tem previsão de término no próximo dia 5 de agosto, com quatro dias destinados à conclusão do evento nas melhores condições. O surfe olímpico será transmitido ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).

Baterias do Round 3 da categoria feminina do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024:

Categoria Feminina

1ª – Caroline Marks (EUA) x Siqi Yang (CHN)
2ª – Tyler Wright (AUS) x Anat Lelior (ISR)
3ª – Vahine Fierro (FRA) x Johanne Defay (FRA)
4ª – Carissa Moore (EUA) x Sarah Baum (RSA)
5ª – Nadia Erostarbe (ESP) x Sino Matsuda (JPN)
6ª – Caitlin Simmers (USA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
7ª – Luana Silva (BRA) x Tainá Hinckel (BRA)
8ª – Brisa Hennessy (CRC) x Yolanda Hopkins (POR)

Baterias das quartas de final da categoria masculina do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024:

Categoria Masculina

1ª – Alonso Correia (PER) x Reo Inaba (JPN)
2ª – Kauli Vaast (FRA) X Joan Duru (FRA)
3ª – Gabriel Medina (BRA) x João Chianca (BRA)
4ª – Jack Robinson (AUS) x Ethan Ewing (AUS)