ISA divulga Comunicado Oficial e afasta árbitro dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
A ISA toma medidas para garantir justiça e integridade na competição após denúncias e foto controversa
A Associação Internacional de Surfe (ISA) suspendeu o árbitro australiano Ben Lowe das competições em Paris 2024 após uma foto polêmica circular nas redes sociais, mostrando Lowe interagindo socialmente com um atleta australiano e o gerente da equipe. A decisão foi tomada para proteger a integridade e imparcialidade da competição, seguindo o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI. Além disso, Lowe já estava sob escrutínio após denúncias da CBSurf – Confederação Brasileira de Surf e do surfista Pedro Scooby, que levantaram preocupações sobre a avaliação tendenciosa contra brasileiros. Leia abaixo o comunicado oficial da ISA:
A ISA está ciente de uma foto que circula nas redes sociais na qual um dos juízes olímpicos de surfe da Austrália é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e o gerente da equipe.
É inapropriado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe.
Para proteger a integridade e a imparcialidade da competição em andamento, e de acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de jurados pelo restante da competição.
Esta decisão não está relacionada ao desempenho deste juiz aqui nos Jogos Olímpicos.
A ISA se comunicou com todos os juízes e equipes para lembrá-los de suas responsabilidades em relação ao comportamento apropriado.
Foto Destacada: Jogos Olímpicos de Paris 2024 / Tim Mckenna / ISA