Jogos Olímpicos: Gabriel Medina avança às semifinais do surfe olímpico em Teahupo’o
Em condições desafiadoras, Medina supera João Chianca e se destaca com tubos e manobras fortes nesta quinta-feira
Gabriel Medina (BRA) e João Chianca (BRA) protagonizaram o segundo confronto entre atletas da delegação brasileira no surfe olímpico. Em Teahupo’o, em condições não muito perfeitas, com ondas baixas e alguns tubos, o tricampeão mundial Gabriel Medina venceu a terceira bateria das quartas de final, surfando tubos e manobrando forte, na quinta-feira (01), na Polinésia Francesa.
O imbatível Gabriel Medina brilhou dentro dos tubos, demonstrando conhecimento e muita técnica em Teahupo’o. Chianca cometeu erros nas manobras cruciais de finalização, comprometendo suas notas finais computadas.
Para avançar às semifinais, Gabriel Medina surfou as duas melhores ondas da disputa, com 8,10 e 6,67 pontos, antes da metade do confronto. A segunda nota foi da primeira onda surfada, o que colocou pressão em João Chianca. Na melhor, pegou um tubo profundo e rasgou forte, invertendo a rabeta da prancha, e alcançou a segunda melhor média da fase.
No final, Gabriel Medina (BRA) conquistou 14,33 pontos e avançou para as semifinais do surfe olímpico, enquanto o estreante em Jogos Olímpicos, João Chianca (BRA) foi eliminado dos Jogos de Paris 2024, somando 9,33 pontos.
A janela competitiva está no quarto dia de competição. A previsão de término no próximo dia 5 de agosto, com quatro dias destinados à conclusão do evento nas melhores condições. O surfe olímpico está sendo transmitido ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).
Foto Destacada: Gabriel Medina / Pablo Jimenez / ISA