Paris 2024: Luana Silva garante presença nas quartas de final do surfe olímpico
Brasileira elimina Tainá Hinckel em Teahupo’o e avança na competição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
O confronto entre as atletas da delegação brasileira do surfe olímpico no Round 3, o primeiro do quarto dia de competição, trouxe Tainá Hinckel (BRA) e Luana Silva (BRA) representando a torcida do país do surfe, Brasil, na sétima bateria, realizada na quinta-feira (01) no Taiti. As ondas de Teahupo’o estavam balançadas e de menor tamanho, mas proporcionando manobras de power surf e tubos escassos, possibilitando a Luana conquistar uma vaga nas quartas de final.
Luana foi mais assertiva nas escolhas de ondas e nas execuções das manobras. Após o primeiro erro de Tainá, ao cair de uma manobra de backside, Luana achou uma onda nos 10 minutos iniciais, manobrando de backside duas vezes para ganhar 2,50 pontos. Tainá ocupava a liderança com 2,57 em duas ondas computadas.
A virada de Luana Silva veio com uma forte manobra de backside, somando 2,17 faltando menos de 10 minutos para o término e retendo a preferência na escolha de onda. Tainá respondeu surfando mais embaixo, soltando três manobras de backside para colocar 2,93 na somatória e liderar o confronto.
A liderança de Tainá durou poucos segundos, pois Luana Silva respondeu agressivamente com duas manobras de backside para alcançar 3,50 e voltar à liderança. Mais uma vez Tainá tentou, fazendo a sua melhor nota, 3,00 pontos, mas não conseguiu virar a disputa.
Tainá tentou mais uma vez, mas caiu da prancha faltando 4 minutos para o término. A preferência de escolher a próxima onda era de Luana Silva. Ela desceu mais uma onda, manobrou forte no final do confronto e trocou a nota, fazendo 3,27 pontos.
Luana Silva (BRA) conquistou a vaga nas quartas de final ao somar 6,27 pontos, contra 5,93 de Tainá Hinckel (BRA), que foi eliminada dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A janela competitiva está no quarto dia de competição. A previsão de término no próximo dia 5 de agosto, com quatro dias destinados à conclusão do evento nas melhores condições. O surfe olímpico está sendo transmitido ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).
Foto Destacada: Luana Silva / Beatriz Ryder / ISA