Jogos OlímpicosParis 2024

Paris 2024: surfe olímpico em espera por boas ondas em Teahupo’o

A próxima chamada está agendada para hoje, quinta-feira, às 14h (horário de Brasília), com a expectativa de retomada das competições dependendo das condições das ondas

O surfe olímpico ficou paralisado por dois longos dias em Teahupo’o. Após o término do Round 3 da categoria masculina na segunda-feira (29), o forte vento prejudicou a formação das ondas perigosas. A direção da prova cancelou o Round 3, oitavas de finais do feminino, e a próxima chamada está agendada para esta quinta-feira (1º) na Polinésia Francesa.

Os confrontos das quartas de final no masculino estão definidos e prometem muita emoção. Três baterias serão disputadas entre atletas da mesma delegação. Na segunda bateria, Kauli Vaast (FRA) enfrentará Joan Duru (FRA), que detém a maior somatória do surfe olímpico de Paris 2024, com 18,13 pontos. Ambos estreantes em Jogos Olímpicos, representam o país-sede. O taitiano Kauli, local de Teahupo’o, buscará com determinação uma vaga nas semifinais.

Na terceira bateria, Gabriel Medina enfrentará João Chianca. O tricampeão mundial Gabriel Medina detém a melhor nota das duas edições dos Jogos Olímpicos, com 9,90 pontos até o momento em Teahupo’o. Medina foi o destaque do terceiro dia de competição ao pegar um tubo perfeito. A disputa entre os dois atletas da delegação brasileira promete fortes emoções para a audiência mundial, que se apaixona cada vez mais pelo surfe olímpico. João Chianca chega confiante, após despachar Ramzi Boukhiam (MAR) com duas ondas excelentes (9,30 + 8,80). A sexta bateria do Round 3 foi uma das mais emocionantes e disputadas nas grandes ondas de Teahupo’o.

O australiano Jack Robinson (AUS) também se destacou, com a segunda melhor nota da categoria masculina, 9,87 pontos, na sétima bateria do Round 2 eliminatório. Ethan Ewing (AUS) chega empolgado pela vitória sobre Connor O’Leary (JPN). Em Tóquio 2020, a delegação australiana foi medalhista de prata com Owen Wright.

João Chianca (BRA) no 3ª dia do surfe olímpico de Paris 2024. Foto: Tim Mckenna / ISA

Na primeira bateria das quartas, a delegação japonesa persiste na busca da segunda medalha olímpica. Reo Inaba (JPN) chega empolgado, após bater o bicampeão mundial Filipe Toledo (BRA) nos grandes tubos. O surfe sul-americano também será representado por Alonso Correa (PER), que faz história nos Jogos Olímpicos da França, ao vencer Jordy Smith (RSA) numa intensa disputa e colocar a delegação peruana mais uma vez na disputa das quartas de finais. Em Tóquio, Lucca Null terminou na quinta colocação. A disputa entre Reo Inaba e Alonso Correa promete.

No surfe olímpico feminino, a delegação brasileira chega completa. Tatiana Weston-Webb (BRA) disputará uma vaga nas semifinais contra a jovem Caitlin Simmers (EUA). Em um confronto entre atletas brasileiras, Luana Silva (BRA) enfrentará Tainá Hinckel (BRA).

Surfe olímpico, realizado nos grandes tubos de Teahupo’o, Taiti, nos Jogos de Paris 2024. Foto: Tim Mckenna / ISA

A janela competitiva tem previsão de término no próximo dia 5 de agosto, com quatro dias destinados à conclusão do evento nas melhores condições. O surfe olímpico será transmitido ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).

Baterias do Round 3 da categoria feminina do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024:

Categoria Feminina

1ª – Caroline Marks (EUA) x Siqi Yang (CHN)
2ª – Tyler Wright (AUS) x Anat Lelior (ISR)
3ª – Vahine Fierro (FRA) x Johanne Defay (FRA)
4ª – Carissa Moore (EUA) x Sarah Baum (RSA)
5ª – Nadia Erostarbe (ESP) x Sino Matsuda (JPN)
6ª – Caitlin Simmers (USA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
7ª – Luana Silva (BRA) x Tainá Hinckel (BRA)
8ª – Brisa Hennessy (CRC) x Yolanda Hopkins (POR)

Baterias das quartas de final da categoria masculina do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024:

Categoria Masculina

1ª – Alonso Correia (PER) x Reo Inaba (JPN)
2ª – Kauli Vaast (FRA) X Joan Duru (FRA)
3ª – Gabriel Medina (BRA) x João Chianca (BRA)
4ª – Jack Robinson (AUS) x Ethan Ewing (AUS)

Foto Destacada: Palanque dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Teahupo’o / Tim Mckenna / ISA