Paris 2024: surfe olímpico em espera por boas ondas em Teahupo’o
A próxima chamada está agendada para hoje, quinta-feira, às 14h (horário de Brasília), com a expectativa de retomada das competições dependendo das condições das ondas
O surfe olímpico ficou paralisado por dois longos dias em Teahupo’o. Após o término do Round 3 da categoria masculina na segunda-feira (29), o forte vento prejudicou a formação das ondas perigosas. A direção da prova cancelou o Round 3, oitavas de finais do feminino, e a próxima chamada está agendada para esta quinta-feira (1º) na Polinésia Francesa.
Os confrontos das quartas de final no masculino estão definidos e prometem muita emoção. Três baterias serão disputadas entre atletas da mesma delegação. Na segunda bateria, Kauli Vaast (FRA) enfrentará Joan Duru (FRA), que detém a maior somatória do surfe olímpico de Paris 2024, com 18,13 pontos. Ambos estreantes em Jogos Olímpicos, representam o país-sede. O taitiano Kauli, local de Teahupo’o, buscará com determinação uma vaga nas semifinais.
Na terceira bateria, Gabriel Medina enfrentará João Chianca. O tricampeão mundial Gabriel Medina detém a melhor nota das duas edições dos Jogos Olímpicos, com 9,90 pontos até o momento em Teahupo’o. Medina foi o destaque do terceiro dia de competição ao pegar um tubo perfeito. A disputa entre os dois atletas da delegação brasileira promete fortes emoções para a audiência mundial, que se apaixona cada vez mais pelo surfe olímpico. João Chianca chega confiante, após despachar Ramzi Boukhiam (MAR) com duas ondas excelentes (9,30 + 8,80). A sexta bateria do Round 3 foi uma das mais emocionantes e disputadas nas grandes ondas de Teahupo’o.
O australiano Jack Robinson (AUS) também se destacou, com a segunda melhor nota da categoria masculina, 9,87 pontos, na sétima bateria do Round 2 eliminatório. Ethan Ewing (AUS) chega empolgado pela vitória sobre Connor O’Leary (JPN). Em Tóquio 2020, a delegação australiana foi medalhista de prata com Owen Wright.
Na primeira bateria das quartas, a delegação japonesa persiste na busca da segunda medalha olímpica. Reo Inaba (JPN) chega empolgado, após bater o bicampeão mundial Filipe Toledo (BRA) nos grandes tubos. O surfe sul-americano também será representado por Alonso Correa (PER), que faz história nos Jogos Olímpicos da França, ao vencer Jordy Smith (RSA) numa intensa disputa e colocar a delegação peruana mais uma vez na disputa das quartas de finais. Em Tóquio, Lucca Null terminou na quinta colocação. A disputa entre Reo Inaba e Alonso Correa promete.
No surfe olímpico feminino, a delegação brasileira chega completa. Tatiana Weston-Webb (BRA) disputará uma vaga nas semifinais contra a jovem Caitlin Simmers (EUA). Em um confronto entre atletas brasileiras, Luana Silva (BRA) enfrentará Tainá Hinckel (BRA).
A janela competitiva tem previsão de término no próximo dia 5 de agosto, com quatro dias destinados à conclusão do evento nas melhores condições. O surfe olímpico será transmitido ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).
Baterias do Round 3 da categoria feminina do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024:
Categoria Feminina
1ª – Caroline Marks (EUA) x Siqi Yang (CHN)
2ª – Tyler Wright (AUS) x Anat Lelior (ISR)
3ª – Vahine Fierro (FRA) x Johanne Defay (FRA)
4ª – Carissa Moore (EUA) x Sarah Baum (RSA)
5ª – Nadia Erostarbe (ESP) x Sino Matsuda (JPN)
6ª – Caitlin Simmers (USA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
7ª – Luana Silva (BRA) x Tainá Hinckel (BRA)
8ª – Brisa Hennessy (CRC) x Yolanda Hopkins (POR)
Baterias das quartas de final da categoria masculina do surfe olímpico nos Jogos de Paris 2024:
Categoria Masculina
1ª – Alonso Correia (PER) x Reo Inaba (JPN)
2ª – Kauli Vaast (FRA) X Joan Duru (FRA)
3ª – Gabriel Medina (BRA) x João Chianca (BRA)
4ª – Jack Robinson (AUS) x Ethan Ewing (AUS)
Foto Destacada: Palanque dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Teahupo’o / Tim Mckenna / ISA