Surfe Olímpico: Tatiana Weston-Webb conquista vaga nas quartas em Teahupo’o
Brasileira domina confronto e despacha Caitlin Simmers, avançando na competição em Paris 2024
Tatiana Weston-Webb (BRA) garantiu vaga nas quartas de final do surfe olímpico em Teahupo’o nesta quinta-feira (01), na Polinésia Francesa. Na sexta bateria do Round 3, oitavas de final, Caitlin Simmers (EUA) não teve chances diante do poderoso frontside da brasileira.
Caitlin, jovem surfista de 18 anos, atual líder do ranking World Surf League (WSL) e considerada o fenômeno global do esporte, vinha de quatro vitórias consecutivas sobre Tatiana nos últimos dois anos do Circuito Mundial. Weston-Webb entrou na bateria de 30 minutos com fome de vitória.
Na primeira boa onda, Tatiana conectou três manobras de frontside fortes para cravar 6,17 pontos. Simmers não perdeu tempo, remou em uma boa onda, entrou no tubo atrasada e não conseguiu sair em pé. A nota da brasileira colocou pressão no início do confronto. Mais uma vez, Tati surfou um tubo rápido e manobrou forte para marcar mais 6,17 pontos. Nos primeiros 13 minutos, a brasileira deixou Caitlin precisando de uma combinação de notas. A média de Tati era de 12,34 pontos, contra apenas 1,77 da adversária.
O tempo foi correndo e Caitlin não detinha a preferência da escolha de onda. Tentou se posicionar mais dentro da bancada, escolheu uma onda errada e caiu. A americana não conseguiu surfar uma única onda em pé. Tatiana também caiu em uma boa onda, mas voltou remando forte e manteve a preferência em um momento crucial da bateria, faltando menos de 3 minutos para o término.
Tatiana Weston-Webb (BRA) despachou Caitlin Simmers (EUA) dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pelo placar de 12,34 pontos contra 1,93 da oponente. Com a vitória, a brasileira conquista vaga nas quartas de final do surfe olímpico.
A janela competitiva está no quarto dia de competição. A previsão de término no próximo dia 5 de agosto, com quatro dias destinados à conclusão do evento nas melhores condições. O surfe olímpico está sendo transmitido ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).
Foto Destacada: Tatiana Weston-Webb / Pablo Franco / ISA