Jogos OlímpicosParis 2024

Jogos Olímpicos de Paris: Tatiana Weston-Webb garantiu vaga na final do surfe olímpico

Com uma performance destacada, brasileira disputará medalha de ouro na Polinésia Francesa

Festa brasileira em Teahupo’o, no Taiti, Polinésia Francesa. Tatiana Weston-Webb (BRA) garantiu uma vaga na disputa pela medalha de ouro do surfe olímpico em Paris 2024. Na segunda-feira (5), a vice-campeã mundial venceu Brisa Hennessy (CRC) com uma larga vantagem na segunda bateria das quartas de final, realizada em ondas pequenas, séries demoradas e com uma grande baleia surpreendendo o público nas embarcações ancoradas no canal.

Tati iniciou a disputa com força nos primeiros 8 minutos, surfando de frontside e aplicando uma rasgada, batendo na espuma e conectando para outra rasgada, o que lhe rendeu 2,67 pontos. Brisa surfou uma onda pequena e gorda, que rendeu apenas 1,93 pontos. A brasileira manteve-se intensa, remando forte para encontrar as melhores ondas.

Tatina Weston-Webb (BRA) e Brisa Hennessy (CRC) no surfe olímpico de Paris 2024. Foto: Beatriz Ryder / ISA

Quase na metade do confronto, Brisa Hennessy cometeu um erro grave ao entrar na onda sem a preferência de escolha. Tatiana estava posicionada mais dentro da bancada e, ao remar na onda, a costa-riquenha desceu na frente da brasileira, interferindo na sua apresentação. Brisa foi penalizada com a desqualificação da segunda nota de sua somatória, o que eliminou suas chances de vitória.

Tatiana Weston-Webb assumiu a liderança isolada, impossibilitando Brisa de entrar na disputa pela medalha de ouro. Determinada, a brasileira aplicou duas boas manobras de frontside, somando 5,30 pontos. Com uma pontuação total de 10,63, Tati retirou qualquer chance de Brisa superar sua marca, que só poderia alcançar 10,00 pontos com uma onda perfeita.

Tatina Weston-Webb (BRA) no surfe olímpico de Paris 2024. Foto: Beatriz Ryder / ISA

A torcida brasileira iniciou a festa no canal de Teahupo’o. Pela primeira vez, o surfe feminino brasileiro avançou para a disputa pela medalha de ouro olímpica. Tatina Weston-Webb (BRA) sacramentou sua vitória ao surfar uma excelente onda aos 2 minutos finais, pegando um tubo e conectando duas rasgadas para somar a melhor nota da disputa, 8,33 pontos. Com um total de 13,66 pontos, Tatiana superou Brisa Hennessy (CRC), que terminou com 6,17 pontos e disputará a medalha de bronze contra Johanne Defay (FRA). Com este resultado, o surfe olímpico brasileiro novamente disputará a medalha de ouro na segunda edição da modalidade nos Jogos Olímpicos.

A janela competitiva está no último dia de competição. As disputas pelas medalhas do surfe olímpico estão sendo transmitidas ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, e nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).

Foto Destacada: Tatina Weston-Webb (BRA) / Beatriz Ryder / ISA