Jogos OlímpicosParis 2024

Paris 2024: Jack Robinson supera Gabriel Medina nas quartas de final do surfe olímpico

O tricampeão brasileiro agora disputa medalha de bronze contra o peruano Alonso Correa

Gabriel Medina (BRA) está fora da disputa pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A segunda bateria das quartas de final do surfe olímpico, contra Jack Robinson (AUS), foi decidida nesta segunda-feira (05), em ondas acima de um metro, inconstantes nos 30 minutos de disputa em Teahupo’o, prejudicando o espetáculo e as estratégias dos competidores.

A disputa começou intensa nos primeiros minutos. Jack Robinson surfou uma onda de backside sem a preferência de escolha, aplicando três manobras para arrancar 4,50 pontos. O tricampeão mundial Gabriel Medina respondeu em seguida, com quatro fortes manobras de frontside para alcançar 6,33.

Jack Robinson (AUS) no surfe olímpico de Paris 2024. Foto: Beatriz Ryder / ISA

Aos 13 minutos, mais uma vez sem a preferência na escolha da onda, mas bem posicionado no outside, Robinson surfou a melhor onda da disputa. Ele entrou num bom tubo de backside, aplicou a técnica de grab rail para ficar mais dentro e sair em pé, finalizando com uma forte batida. Os árbitros computaram 7,83 pontos.

Gabriel Medina precisava de 6,01 pontos para assumir a liderança e continuar com o sonho do ouro olímpico. O brasileiro detinha a preferência na escolha de onda, mas as ondas não entraram na rasa bancada da praia dos “crânios quebrados”. A calmaria tomou conta de Teahupo’o, aumentando a tensão devido à falta de ondas.

Gabriel Medina (BRA) no surfe olímpico de Paris 2024. Foto: Beatriz Ryder / ISA

No final, Jack Robinson (AUS) levou a melhor, vencendo o confronto pelo placar de 12,33 pontos e avançou para a disputa das medalhas de ouro ou prata contra o jovem local de Teahupo’o, Kauli Vaast (FRA), que superou o sul-americano Alonso Correa (PER).

Gabriel Medina (BRA) disputará a medalha olímpica de bronze contra Alonso Correa (PER).

A janela competitiva está no último dia de competição. As disputas pelas medalhas do surfe olímpico estão sendo transmitidas ao vivo nos canais televisivos abertos e fechados, e nos canais digitais autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais informações no site da International Surfing Association (ISA).

Foto Destacada: Gabriel Medina (BRA) / Beatriz Ryder / ISA