Johanne Defay conquista bronze no surfe olímpico de Paris 2024
A surfista francesa supera adversidades, vence Brisa Hennessy e brilha na Polinésia Francesa
Numa disputa emocionante, Johanne Defay (FRA) conquistou a medalha olímpica de bronze nos Jogos de Paris 2024. A francesa foi imbatível, vencendo Brisa Hennessy (CRC) na segunda disputa de medalha olímpica nas ondas acima de 1 metro em Teahupo’o, na segunda-feira (5), na Polinésia Francesa.
Defay errou menos, pegou um grande tubo e surfou as duas melhores ondas (6,83 + 5,83) para sacramentar a brilhante vitória por uma larga vantagem. Brisa surfou muito bem ao longo da competição, cravando a quarta melhor onda da sua categoria nos Jogos de Paris, com 8,33 pontos, e registrando a terceira melhor média, 15,56, no Round 1. Uma brilhante apresentação em sua segunda participação nos Jogos Olímpicos.
A francesa foi guerreira no surfe olímpico. Superou um grave acidente nas pesadas ondas de Teahupo’o, foi para a repescagem no Round 2 após ser derrotada por Brisa Hennessy, venceu a disputa contra Molly Picklum (AUS) e conquistou a melhor média do round, 11,83 pontos. A inspirada compatriota Vahine Fierro (FRA) perdeu para Defay no Round 3. Nas quartas de final, a francesa não tomou conhecimento de Luana Silva (BRA) e avançou para as semifinais, mas não conseguiu superar a atual campeã mundial, Caroline Marks (EUA), na primeira bateria da semi, garantindo assim a primeira finalista para a disputa da medalha de ouro.
Brisa Hennessy (CRC) se jogou em boas ondas, mas cometeu erros cruciais na finalização das manobras, terminando na quarta colocação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com o placar de 4,93 pontos. Com o resultado, a costa-riquenha fez sua melhor campanha nas duas edições do surfe olímpico, melhorando a quinta colocação de Tóquio 2020.
Johanne Defay (FRA) foi precisa, surfou melhor e com muita técnica para conquistar a medalha de bronze olímpica, cravando 12,66 pontos.
Foto Destacada: Johanne Defay (FRA) / Tim Mckenna / ISA