Kauli Vaast conquista medalha de ouro no surfe olímpico de Paris 2024
Francês supera o australiano Jack Robinson em final emocionante nas ondas tubulares de Teahupo’o
A grande final do surfe olímpico, valendo a medalha de ouro, foi entre o jovem local Kauli Vaast (FRA) e Jack Robinson (AUS). Os dois atletas entregaram uma excelente apresentação na primeira participação em Jogos Olímpicos, mas o francês levou a melhor e consagrou-se medalhista de ouro de Paris 2024. A praia dos Crânios Quebrados não entregou grandes ondas continuas nos 35 minutos de confronto, mas a torcida da vila de Teahupo’o, no Taiti, Polinésia Francesa, fez a festa com a grande conquista do surfista de 22 anos, em plena ascensão na carreira profissional.

No retrospecto dos atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Kauli e Jack se destacaram nos dias dedicados aos treinos do surfe em Teahupo’o. Eles pegaram grandes tubos no decorrer da competição, superaram as dificuldades de duelarem na repescagem e avançaram no Round 2. O francês bateu Griffin Colapinto (USA) e o australiano despachou o bicampeão mundial, John John Florence (USA) no Round 3, oitavas de finais. Nas quartas de final, Kauli pegou uma pedreira, o compatriota Joan Duru (FRA), atleta experiente que emplacou grandes marcas, mas o jovem Kauli avançou para as semifinais. Jack enfrentou Ethan Ewing (AUS), surfando muito para avançar na competição. Os dois finalistas conquistaram a maior média (15,33) das quartas de final.

Na semifinal, Kauli Vaast não deu chance para Alonso Correa (PER) e Jack Robinson contou com a sorte e a falta de ondas para bater o inspirado tricampeão mundial Gabriel Medina (BRA). Os dois competidores abriram o confronto surfando um grande tubo cada um. Kauli conseguiu ficar mais profundo e andou muito por dentro, conquistando 9,50 pontos, enquanto Jack fez 7,83. Em seguida, após a disputa pela prioridade na escolha de onda, o francês pegou o segundo tubo limpo, andou muito, ficou profundo e soltou duas grandes manobras para somar mais 8,17 pontos. Que início impressionante de Kauli, que nas duas ondas somou notas excelentes nos primeiros 15 minutos de disputa.

O tempo corria e Jack Robinson precisava surfar uma onda de 9,84 para assumir a liderança. Mais uma vez, a demora das séries de ondas ditava o ritmo do confronto, e a medalha olímpica ficava mais próxima do francês. Kauli Vaast (FRA) venceu o confronto pelo placar de 17,67 pontos e colocou a medalha de ouro inédita para o povo taitiano. A festa tomou conta das embarcações ancoradas no canal e na vila de Teahupo’o. Jack Robinson (AUS) surfou apenas uma onda no confronto, 7,83 pontos, assegurando a medalha de prata, melhorando a colocação da Austrália em Jogos Olímpicos. Em Tóquio 2020, o atleta olímpico Owen Wright conquistou a medalha de bronze.

Foto Destacada: Kauli Vaast (FRA) / Pablo Jimenez / ISA