WSL CT Fiji Pro: definição dos top-5 que disputarão o título mundial de surf 2024
Brasileiros disputam posições-chave no ranking CT para garantir vagas no WSL Finals 2024
Após um hiato de sete anos, a World Surf League (WSL) retorna a Fiji com uma etapa decisiva do Championship Tour (CT), que definirá os top-5 da categoria masculino e feminino que disputarão o título mundial de 2024 no WSL Finals. O Fiji Pro 2024, etapa 9 do tour, está programado para ocorrer entre 20 e 29 de agosto, nos perfeitos e pesados tubos de Cloudbreak, na ilha de Tavarua. Esta onda que quebra à esquerda em um reef break raso é considerada desafiadora e perigosa na categoria internacional.
O Fiji Pro promete ser um espetáculo com excelentes tubos e surfistas do mundo lutando por uma vaga no WSL Finals 2024, que será realizado em setembro nas poderosas ondas de Trestles, na Califórnia. Na competição masculina, os atletas serão divididos em oito baterias de três surfistas, com os vencedores avançando para as oitavas de final e os derrotados recebendo uma nova chance na repescagem. No feminino, serão quatro baterias com três competidoras cada; a primeira colocada avança para as quartas de final, enquanto as duas últimas vão para a repescagem.
O evento contará com estrelas como a norte-americana Caroline Marks, vice-líder do ranking WSL CT 2024 e atual campeã mundial, e a brasileira Tatiana Weston-Webb, que se destacaram nas Olimpíadas de Paris. Marks, medalhista de ouro em Teahupo’o, e Weston-Webb, medalhista de prata, enfrentarão novos desafios na terceira bateria contra a jovem canadense Eri Brooks. Em 2017, Weston-Webb alcançou o vice-campeonato em Cloudbreak e precisa repetir esse resultado para entrar no top-5.
No cenário masculino, o foco está nos brasileiros Italo Ferreira, Yago Dora e Gabriel Medina, cada um com objetivos específicos na ilha de Tavarua. O campeão mundial e primeiro medalhista de ouro, Italo Ferreira, atualmente na lista de classificado para o WSL Finals, ocupa o quarto lugar no ranking e inicia sua jornada no Fiji Pro buscando consolidar sua posição e garantir uma vaga para disputar o título mundial na Califórnia. O brasileiro disputará a primeira bateria contra o marroquino Ramzi Boukhiam e o italiano Leonardo Fioravanti.
Yago Dora, na sexta colocação do ranking, precisa superar o australiano Ethan Ewing para garantir seu lugar no seleto grupo dos top-5. O brasileiro está escalado no sexto confronto, contra o norte-americano Jake Marshall e o australiano Liam O’Brien. O tricampeão mundial e medalhista de bronze nos Jogos de Paris, Gabriel Medina, que está em oitavo no ranking, disputa diretamente com Yago Dora uma das vagas no top-5. Medina precisa avançar pelo menos até as quartas de final, isto é, vencer duas baterias, para se manter competitivo no Fiji Pro e ultrapassar Ethan Ewing.
No retrospecto, Gabriel Medina é considerado o forte candidato para alcançar o título em Cloudbreak em 2024, das três finais disputadas no Fiji Pro, venceu duas. Ele vai enfrentar na última bateria o norte-americano Crosby Colapinto e o japonês Connor O’Leary.
O Fiji Pro 2024 será transmitido ao vivo, diretamente de Cloudbreak, ilha de Tavarua, em Fiji, pelos canais da World Surf League.
Baterias da primeira fase do Fiji Pro 2024, apresentadas pela WSL:
Categoria Masculina
1º lugar avança para as Oitavas de Final e 2º e 3º lugares disputam a repescagem
1ª – Italo Ferreira (BRA), Ramzi Boukhiam (MAR), Leonardo Fioravanti (ITA)
2ª – Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Imaikalani deVault (HAV)
3ª – Griffin Colapinto (EUA), Barron Mamiya (HAV), Kelly Slater (EUA)
4ª – John John Florence (HAV), Kanoa Igarashi (JAP), Tevita Gukilau (FIJI)
5ª – Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Seth Moniz (HAV)
6ª – Yago Dora (BRA), Jake Marshall (EUA), Liam O´Brien (HAV)
7ª – Jordy Smith (AFR), Rio Waida (IDN), Matthew McGillivray (AFR)
8ª – Gabriel Medina (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Connor O´Leary (JAP)
Categoria Feminina
1º lugar avança para as Quartas de Final e 2º e 3º lugares disputam a repescagem
1ª – Molly Picklum (AUS), Gabriela Bryan (HAV), Bettylou Sakura Johnson (HAV)
2ª – Caitlin Simmers (EUA), Sawyer Lindblad (EUA), Sierra Kerr (AUS)
3ª – Caroline Marks (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Erin Brooks (CAN)
4ª – Brisa Hennessy (CRC), Johanne Defay (FRA), Tyler Wright (AUS)
Com informações da WSL