The Time

Julian Wilson: o retorno de um dos grandes talentos do surfe mundial

Australiano busca wildcard para competir nos Challenger Series de 2025, com apoio de grandes nomes do esporte

O surfista australiano Julian Wilson anunciou seu retorno ao surfe profissional após uma pausa de três anos, período em que se dedicou à família e buscou equilíbrio para o bem-estar. Durante esse tempo, a pandemia de Covid-19 foi determinante para seu afastamento, já que as restrições de viagem impossibilitaram que ele estivesse junto à esposa e filhos. Agora, aos 35 anos, com a vida familiar estabilizada, Wilson volta com o objetivo de competir nos World Surf League (WSL) Challenger Series (CS) de 2025, na expectativa de obter um wildcard para o circuito. A notícia de seu retorno foi recebida com entusiasmo pela comunidade do surfe mundial.

O estilo polido e radical do regular foot Julian Wilson inspirou várias gerações de surfistas. Desde 2006, quando conquistou o título mundial do ISA Junior, ele é considerado um dos melhores do mundo. Entrou no WSL Championship Tour em 2011, terminando sua temporada de estreia em 9º lugar e sendo eleito “Surfista Novato do Ano“. Com cinco vitórias no WSL CT, incluindo a emblemática etapa do Pipe Masters em 2014, que o consagrou com o título do “Vans Triple Crown of Surfing“, Wilson também foi vice-campeão mundial em 2018, perdendo o título para Gabriel Medina no Billabong Pipe Masters. O australiano também representou o Time Austrália nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Julian Wilson ganhou notoriedade ao lançar o filme “Scratching the Surface” em 2010, que, junto com o vídeo “Quiksilver Young Guns III”, reforçou sua imagem no audiovisual. No mesmo ano, ele se afastou pela primeira vez das competições profissionais. Agora, motivado pela paixão pelo surfe e pela competitividade, Wilson está empolgado com o novo desafio e agradece o apoio contínuo de seus patrocinadores.

Durante o hiato, ele se dedicou a novos projetos, como sua marca Rivvia Projects, e recebeu apoio de renomados surfistas como Gabriel Medina e Mick Fanning, que celebraram sua volta ao cenário competitivo, aumentando a expectativa em torno de seu retorno.

Confira a tradução da publicação de Julian Wilson na rede social Instagram:

Há três anos, eu estava sentado em um quarto de quarentena de hotel após minha campanha olímpica de Tóquio, observando meu sonho como surfista do WT desaparecer enquanto voltava para casa para ser o melhor parceiro e pai que poderia ser durante um momento muito desafiador (mentalmente).

Não me arrependo da minha decisão nem por um segundo e amo minha esposa e minha família profundamente. Nada na vida se compara a um relacionamento saudável em casa e à oportunidade de criar uma família.

Nos últimos 6 meses, a competição esteve firmemente na vanguarda da minha mente. É hora de tentar novamente. Minha esperança é conseguir um wild card da WSL para a série Challenger de 2025.

Com o apoio dos patrocinadores que me apoiaram, JS, FCS, Sunbum e a perspectiva emocionante de lutar por grandes resultados com minha própria marca Rivvia Projects no nariz da minha prancha, estou ansioso pelo desafio.

Estarei nisso pela diversão do desafio e pelo estilo de vida saudável que o surfe é. Adoro surfar e ainda sou muito competitivo no coração para não tentar de novo.

Abraços, Julian.

Foto Destacada: Julian Wilson / @ethdogsmith