Voluntários da EDP realizam coleta de microlixo em São Sebastião para comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Grupo formado por cerca de 70 colaboradores da companhia participaram da ação na praia de Cambu
Um mutirão de cidadania e respeito ao meio ambiente aconteceu na manhã de hoje em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Voluntários da distribuidora de energia EDP realizaram uma ação de coleta de resíduos. A atividade ocorreu na praia de Camburi durante a etapa final do Hang Loose Surf Attack 2024, maior competição de base do surfe nacional, que conta com o patrocínio da EDP. Ao todo, cerca de 70 pessoas foram envolvidas no mutirão.
Sob o olhar atento do grupo, a faixa de areia e a área de mangue da Praia de Camburi passou por um pente fino. Bitucas de cigarro, tampinhas, garrafas PET, sacos plásticos, entre outros resíduos foram recolhidos. Todo o material coletado será pesado, separado e enviado para destinação correta.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado anualmente sempre no terceiro sábado de setembro, foi criado em 2018 como forma de ampliar a reflexão sobre o tema e reforça uma questão importante: estudos atuais mostram que, aproximadamente, 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos anualmente. Muitas vezes, esse plástico é ingerido pela fauna marinha, como peixes e tartarugas, e outras espécies, como as aves, que se alimentam dos peixes, provocando a morte de 100 mil animais marinhos por ano, além de outros danos. Segundo dados divulgados pela ONU, a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes.
A ação socioambiental da EDP está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial os de números 3 (Saúde e Bem-Estar), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 14 (Vida na Água).
Ao longo da competição, que segue até domingo (22), serão realizadas outras atividades para ampliar a informação e conscientização ambiental, como a vivência em pranchas feitas com materiais recicláveis, conhecidas como Trashboards. O cronograma de atividades pode ser conferido no link Link
A etapa final do Hang Loose Surf Attack 2024 traz os melhores surfistas de até 16 anos para a definição dos campeões paulistas em seis categorias: Sub 12, Sub 14 e Sub 16, no Masculino e Feminino.
Exemplos de materiais encontrados durante a coleta:
- bitucas de cigarro
- tampinhas
- pedaços de isopor
- canudos plásticos
- palitos de sorvete
- garrafas plásticas
- garrafas de vidro
- latas de alumínio
- pedaços de brinquedos
- pedaços de cordas
- partes de um ventilador
Foto Destacada: Voluntários coletam resíduos na praia de Camburi, em São Sebastião (SP). Crédito imagem: Charles Trigueiro/EDP
Fonte: EDP / Carlo Gianese por e-mail