Competições

CBSurf BC Surf Festival começa com boas ondas em Balneário Camboriú(SC)

A competição teve início no litoral norte catarinense nesta quarta-feira(25), com as primeiras fases das categorias Longboard e SUP Surf. O evento vai até o próximo domingo, 29 de setembro, e definirá os campeões brasileiros da temporada 2024 da Confederação Brasileira de Surf.

O primeiro dia do CBSurf BC Surf Festival 2024 – apresentado pela Jisk- começou com ondas de 0,5 metro nas séries, quebrando com boa formação durante boa parte do dia na praia Central de Balneário Camboriú(SC).

Esta é a segunda edição do evento, que neste ano oferece uma excelente premiação de R$190.000 (cento e noventa mil reais) em dinheiro. As emoções do CBSurf BC Surf Festival 2024 apresentado pela Jisk está com transmissão AO VIVO pelo canal CBSurfPlay e no site cbsurf.org.br.

A prova vale pontos importantes pela quarta e última etapa dos circuitos CBSurf Master Tour, Longboard e SUP Surf de 2024, que confirmará os novos campeões brasileiros desta temporada nas três categorias.

Nessa quarta-feira foram pra água 27 baterias do cronograma oficial, com a realização das primeiras fases do Longboard Pro Masculino/Feminino, SUP Surf Masculino/ Feminino e Longboard 35+.

A categoria Longboard Masculino Pro abriu o dia de competição com a realização dos dois primeiros rounds da prova. Os oito primeiros colocados do ranking após as três etapas já entram na terceira rodada como pré-classificados.

Jefson Silva(SP). Foto: Márcio David

O líder do circuito Jefson Silva(SP) perdeu o prazo para as inscrições e teve que competir desde o primeiro round. Ele venceu sua bateria na segunda fase com a maior nota (8.50) e média (14.83) do evento até o momento, para se garantir no terceiro round.

A primeira bateria acabei nem competindo, pois tinha apenas dois atletas, mas a segunda não teve jeito. Estou vindo de bons resultados em casa e quero manter esse ritmo de competição, saindo daqui com um resultado positivo e alcançando tudo aquilo que almejei no início do ano. Estou feliz em avançar para a próxima fase e com meu desempenho aqui em Balneário Camboriú” disse Jefson Silva.

As duas primeiras fases da Longboard Feminino Pro também foram pra água, e classificaram as quatro atletas que se enfrentarão nas semifinais em baterias Mulher a Mulher.

No primeiro confronto do segundo round a líder do circuito Kate Brandi(SP) fez as melhores performances e venceu o confronto, com a número três do ranking Atalanta Batista(PE) se classificando em segundo.

Na sequencia a vice-líder Luana Soares(SP) somou 11.60 com as duas melhores notas da bateria (6.00 e 5.60), para vencer a disputa e se garantir nas semis, junto com Evelin Neves(RJ) na segunda posição.

O evento está quebrando com boas ondas, apesar das condições estarem um pouco mais difíceis no final do dia. Estou feliz com este resultado e por ter encontrado duas ondas boas para vencer a disputa e chegar à semifinal” declarou Luana.

SUP Surf Pro Feminino – Primeiro round

Na abertura da SUP Surf Feminino, a líder do ranking Aline Adisaka(SP) foi desclassificada em sua bateria de estreia, finalizando na terceira colocação e correndo o risco de ser ultrapassada na liderança. O confronto foi vencido por Kate Brandi(SP) (sétima do ranking), seguida por Louisie Frumento(SP).

Kate Brandi(SP). Foto: Márcio David

Na disputa seguinte a vice-líder do circuito Gabi Sztamfater(SP) (que está a 140 pontos atrás da líder) avançou para as semifinais na segunda colocação. A bateria foi vencida pela cearense Kilvia Cardoso(CE), que chegou nessa etapa na terceira posição do ranking, com chances remotas de título.

Kilvia Cardoso. Foto: Márcio David

Primeira fase – SUP Surf Pro Masculino

A SUP Surf Pro Masculino também finalizou sua primeira fase nesta quarta-feira de disputas na praia Central. Dos quatro primeiros colocados do ranking, apenas o local Adriano Trinca Ferro (3º colocado) não conseguiu avançar para a segunda fase.

Ele ficou em terceiro na bateria de abertura deste round, atrás de Matheus Salazar(SP) e Marco Kertichka(SC), primeiro e segundo lugares respectivamente.

O vice-líder do ranking Luiz Diniz(SP) não teve dificuldades na bateria seguinte, e venceu o confronto com o somatório de 10.56 pts, deixando o pernambucano Carlos Chalaça na segunda posição.

Adriano Trinca Ferro (SC). Foto: Márcio David

O líder do circuito Wellington Reis(SP) surfou o suficiente para avançar em primeiro e garantir vaga na próxima fase, junto com Michel Jonas(SP) no segundo posto.

Na última bateria dessa fase, o número quatro do ranking Leonardo Gimenes(SP) passou em primeiro e se manteve vivo na briga pelo título. A segunda vaga ficou para o santista Alex Salazar(SP) – sexto no ranking – que também tem chances de conquistar título de 2024, mas depende de uma combinação de resultados.

Longboard 35+ – Primeiro round

A Longboard 35+ fechou o primeiro dia do CBSurf BC Surf Festival 2024 – apresentado pela Jisk. As ondas permaneceram com boa formação, apesar da entrada do “maral” na praia Central de Balneário Camboriú(SC).

O líder do circuito Fábio Alves(AL) dominou as ações desta primeira fase com a maior média da categoria (11.77). Ele venceu a segunda bateria com as duas melhores notas (6.00 e 5.77) e deixou o vice-líder do ranking Jeferson Silva(RJ) na segunda colocação.

Jefferson Silva(RJ). Foto: Márcio David

Apesar de estar um pouco difícil nesse momento do dia, achei duas ondas boas na bateria me posicionando bem na saída da correnteza. Estou defendendo o título conquistado no ano passado, e a disputa vai ser boa com Jeferson Silva(RJ), que passou em segundo nessa bateria” disse o alagoano.

O segundo dia do CBSurf BC Surf Festival apresentado por Jisk retorna nesta quinta-feira (26) com a primeira chamada às 7:30hs, início às 08:00hs da manhã com as primeiras fases das categorias Master do Circuito CBSurf Master Tour 2024.

O cronograma das categorias Longboard e Sup Surf (palanque alternativo) a chamada será feita na praia pela locução às 08:30h e possível início às 09:00h.

CBSurf BC Surf Festival 2024. Foto: Márcio David

Acompanhe todas as informações do evento no site cbsurf.org.br e nas redes sociais da CBSurf @cbsurfoficial e da Fecasurf @fecasurf .

CBSurf BC Surf Festival apresentado por Jisk.

Realização: Confederação Brasileira de Surf – CBSurf com colaboração da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf e Associação de Surf de Balneário Camboriú – ASBC

Patrocínio: Jisk, Prefeitura de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Balneário Camboriú.

Apoio: MB Marketing Esportivo, D’Vicz, Pró-Ilha, CCS Telecon, Samoa, FuWax, Surfland Brasil e D’Sintra Hotel.

Fonte: Prime.Press07 Assessoria & Comunicação / Jornalista João Lopes por e-mail