Brasil domina o WSL Championship Tour 2025
Surfistas brasileiros garantem 11 vagas no grupo dos top-34 e reforçam hegemonia mundial
A próxima temporada do “Circuito dos Sonhos”, o WSL Championship Tour (CT) 2025, será marcada por uma participação histórica do Brasil, que dominará a elite do surfe mundial com 11 atletas na categoria masculina entre os top-34 melhores surfistas do mundo. Esse fato comprova que a hegemonia do surfe brasileiro permanece forte na última década do Circuito Mundial de Surfe e nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos de Verão. Nenhum outro país teve tamanha presença em competições de nível tão elevado.
A 6ª e última etapa do WSL Challenger Series (CS) 2024, o Saquarema Pro, foi concluída na quarta-feira (16) na Praia de Itaúna, em Saquarema, conhecida como a “Capital Brasileira do Surfe“, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O Brasil conquistou, pela primeira vez, o título de campeão mundial do ranking WSL CS, além da segunda colocação, com Samuel Pupo e Ian Gouveia, respectivamente. Na grande final do Saquarema Pro 2024, Deivid Silva ficou com o vice-campeonato e garantiu uma das vagas à elite. Dos top-10 do WSL CS, o Brasil quebrou o recorde ao assegurar seis vagas.
O destaque foi Edgard Groggia, estreante no Championship Tour 2025, que se junta à “Seleção Brasileira de Surfe“, composta por estrelas como o tricampeão mundial Gabriel Medina, o bicampeão Filipe Toledo, o campeão Italo Ferreira, além de Yago Dora, João Chianca, atletas da elite mundial. Alejo Muniz e Miguel Pupo, classificados também pelo ranking CS finalizam.
A vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb será a única representante do Brasil na categoria feminina do WSL CT 2025, já que Luana Silva (7º) e Sophia Medina (10º) não se classificaram entre as top-5 do ranking WSL CS.
A predominância brasileira no CT masculino cria uma narrativa vibrante para a temporada de 2025, com grandes expectativas sobre o desempenho dos atletas no cenário internacional. A classificação de seis brasileiros pelo WSL Challenger Series reforça a força coletiva do surfe nacional e impõe a responsabilidade de manter o nível elevado de performance. Para o público, será uma oportunidade única de acompanhar uma nova geração de surfistas, liderada pelo paulistano Edgard Groggia, e a contínua evolução das lendas do esporte.
Foto Destacada: Edgard Groggia / Daniel Smorigo / @WSL
Com informações da WSL