CBSurf Francês Surf Festival consagra Fabrício Bulhões e Larissa dos Santos campeões
Os dois surfistas do Nordeste brilham na Reserva de Surf Praia do Francês, em Alagoas
Baiano tem reais chances de entrar para elite do surf brasileiro
Cearense assume a liderança no ranking feminino CBSurf Taça Brasil
Neste domingo (27), a Reserva de Surf Praia do Francês, no litoral sul de Alagoas, foi palco das emocionantes finais do CBSurf Francês Surf Festival, encerrando a oitava etapa do circuito CBSurf Taça Brasil 2024 em ondas sólidas de até 3 pés nos melhores momentos, proporcionando paredes perfeitas para aplicar manobras radicais. A competição, que valeu 10.000 pontos para o ranking, consagrou a cearense Larissa dos Santos e o baiano Fabrício Bulhões como os grandes campeões.
Na primeira grande final, Larissa dos Santos manteve a mesma atuação sólida desde a primeira fase do CBSurf Francês Surf Festival, com manobras aplicadas no crítico e bem executadas na finalização. Ela liderou a disputa de 30 minutos desde o início, contra a catarinense Laura Raupp.
Faltando 15 minutos para o término, a atual vice-líder do Circuito CBSurf Dream Tour, a elite do surf brasileiro, Laura Raupp, cometeu uma interferência ao bloquear a remada da oponente, que detinha a preferência na escolha de onda. Esse erro prejudicou as chances de Laura se recuperar na segunda metade da grande final.
Larissa dos Santos aproveitou para consolidar a vitória no CBSurf Francês Surf Festival, ampliando a diferença com fortes batidas nas partes mais críticas das ondas. O placar final foi de 12,67 pontos para a cearense, contra 4,50 de Laura Raupp, vice-campeã na Reserva de Surf Praia do Francês. Ao vencer a 3ª etapa do Circuito Taça Brasil 10.000, Larissa assumiu a liderança do ranking Taça Brasil e embolsou a premiação de R$ 20 mil.
Final Masculina
Fabrício Bulhões impressionou ao longo de toda a competição com sua linha de surfe fluida, manobras aéreas altas e precisas, com elevado grau de dificuldade. Nas oitavas de final, alcançou a maior média: 16,67 pontos, contra o potiguar Samuel Joca. Nas quartas de final, despachou o inspirado atleta local Amando Tenório, cravando a maior somatória da fase, 14,57. Na semifinal, aumentou o nível competitivo do CBSurf Francês Surf Festival, cravando a impressionante marca de 17,50 pontos, contra o potiguar Mateus Sena.
O ritmo do paulista Ryan Kainalo não foi diferente. Ele venceu o atual campeão brasileiro do Circuito Dream Tour 2023, o conterrâneo Weslley Dantas, na 4ª bateria das quartas de final. Bateu o empolgado paulista Renan Puga na semifinal de forma implacável, 13,34 contra 6,30 pontos.
Na segunda grande final do CBSurf Francês Surf Festival, entre Ryan Kainalo e Fabrício Bulhões, a disputa pela liderança foi intensa a cada manobra, proporcionando uma das finais mais eletrizantes da CBSurf Taça Brasil 2024, com show de aéreos e algumas manobras fortes na borda da prancha.
Bulhões chegou empolgado nos 30 minutos de disputa e detendo marcas impressionantes no Francês. Era o dono da melhor onda surfada entre as duas categorias, 9,50 pontos, e, referente às médias, o ilheense emplacou as três melhores marcas do campeonato: 17,50, 16,67 e 16,33 pontos. O surfe de alto grau competitivo confirmou a decisão de Fabrício Bulhões de seguir no esporte após considerar uma pausa na carreira.
Estou feliz, o joelho está bem. Graças a Deus, estou com uma equipe boa, pranchas boas, alimentação e sono em dia, trabalhando para que tudo aconteça aqui. Grato a todo mundo. Minha equipe, obrigadão, minha família: estamos juntos!”, disse Fabrício Bulhões na matéria jornalística da CBSurf.
Em depoimento após a final, Kainalo reconheceu a superioridade de Fabrício Bulhões, que soube capitalizar em cada movimento para levar o título do CBSurf Francês Surf Festival para Ilhéus, Bahia. Bulhões recebeu a premiação de R$ 20 mil e mantém reais chances de se qualificar à elite do surfe brasileiro na temporada 2025.
Com os resultados na Reserva de Surf Praia do Francês, o pernambucano Luan Ferreyra e a cearense Larissa dos Santos assumem a liderança do Circuito CBSurf Taça Brasil, de olho nas próximas duas últimas etapas, a de 5.000 e a de 10.000, que acontecerão em novembro, na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul.