Mundial de Parasurfe celebra a união das nações em Huntington Beach
Equipe brasileira busca novas conquistas na competição da ISA na Califórnia (EUA)
O Campeonato Mundial de Parasurfe ISA (WPSC) 2024 teve início oficialmente neste domingo (3) em Huntington Beach, Califórnia, com o tradicional “Desfile das Nações” e a simbólica Cerimônia “Sands of the World”, que representa a união pacífica entre as nações ao reunir areia das praias de cada país participante.
A International Surfing Association (ISA) realiza a competição na cidade californiana, conhecida como Surf City USA, pelo segundo ano consecutivo. A equipe brasileira conta com nove atletas: Cleuson Soares, porta-bandeira da delegação; Maria do Sol Vasconcelos, representante na Cerimônia “Sands of the World”; e Monique Oliveira, capitã da equipe, além de Elias “Figue” Diel, Davi Teixeira, Vera Quaresma, Henrique Saraiva, Luciano “Nem” Mercindo e Paulo Ricardo Souza. O WPSC 2024 reúne mais de 150 atletas de 25 países.
Como vocês sabem, temos trabalhado muito para incluir o parasurf nos Jogos Paralímpicos desde que fomos nomeados para organizar o surf nos Jogos de Tóquio. Tóquio nos rejeitou. Trabalhamos duro por Paris. Paris nos rejeitou. Trabalhamos duro por Los Angeles e Los Angeles nos rejeitou. Mas você sabe o que? Nós não desistimos. Assim como você nunca desiste. Não vamos desistir. Vamos continuar trabalhando para que o Parasurf seja um esporte paralímpico. É justiça, é equidade, é oportunidade, é um mundo melhor através do surf, neste caso, através do Para surf”, disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre, na abertura do Campeonato Mundial de Parasurfe ISA (WPSC) 2024.
O Mundial de Parasurfe da ISA segue até 9 de novembro em Huntington Beach. O Brasil, uma das maiores potências mundiais no parasurfe, detém o bicampeonato por equipes e acumula 57 medalhas individuais, reafirmando sua tradição no “País do Surfe.”
Com informações ISA/CBSurf