Notícias

WSL World Junior Championships: confira os confrontos dos brasileiros nas Filipinas

As baterias para os jovens surfistas brasileiros estão definidas no WSL World Junior Championships, que acontece entre os dias 13 e 19 de janeiro de 2025, em Urbiztondo Beach, San Juan, nas Filipinas. A World Surf League (WSL) transmitirá o evento ao vivo no domingo (12), a partir das 20h30 (horário de Brasília).

A 24ª edição do Mundial Júnior nas Filipinas reúne 48 promessas de até 20 anos, dos sete escritórios globais da WSL, competindo nas categorias masculino e feminino. Representando o Brasil, os campeões atuais e vice-campeões sul-americanos, Ryan Kainalo e Cauet Frazão, além dos convidados Leo Casal, Heitor Mueller, Laura Raupp e Sophia Medina. Luana Silva, de 20 anos, atleta olímpica que já fez parte da elite mundial, foi escalar pela WSL. Especula-se que recebeu o convite após a resistência da peruana Sol Aguirre.

O formato da competição segue os parâmetros do WSL Championship Tour: na primeira fase serão oito confrontos com três atletas em cada categoria. Quem vencer avança para as oitavas de final, enquanto os segundo e terceiro colocados disputarão a repescagem.

Ryan Kainalo (BRA), atual campeão sul-americano WSL Pro Junior 2023/2024. Foto: Daniel Smorigo/WSL

Na segunda bateria do masculino, Cauet Frazão (BRA) enfrentará Javis Earle (AUS) e Noé Arkfeld (PHI). Leo Casal (BRA) vai disputar a quarta bateria, contra Dylan Donegan dos Santos (ESP) e Toby Espejon (PHI). Na sexta, Heitor Mueller (BRA) vai enfrentar Blayr Barton (EUA) e Marlon Harrison (AUS), enquanto Ryan Kainalo (BRA) duelará com Owen Musgo (EUA) e Luca Swanson (HAV) no sétimo confronto.

No feminino, Sophia Medina (BRA) vai duelar com Hina-Maria Conradi (FRA) e Kohai Fierro (PYF) na segunda bateria. Em seguida, Luana Silva (BRA) disputará com Catalina Zariquiey (PER) e Mara Lopez (PHI) no terceiro confronto. Laura Raupp (BRA) está escalando no quinto confronto, contra Lírio Heny (RSA) e Cocona Kawase (JAP).

O Brasil chega ao Mundial Júnior nas Filipinas com atletas de destaque e forte potencial para trazer o 10º título mundial na categoria masculina e o inédito título no feminino. A expectativa é de boas performances nas ondas desafiadoras de Urbiztondo Beach, reafirmando a força do surfe brasileiro na nova geração.