WSL Mundial Júnior nas Filipinas: Kainalo, Cauet, Casal Mueller na repescagem
Surfistas brasileiros enfrentaram disputas acirradas e buscam recuperação em Urbiztondo Beach
Os competidores Ryan Kainalo, Cauet Frazão, Leo Casal e Heitor Mueller disputarão a repescagem do WSL World Junior Championships, nas Filipinas, após não avançarem na primeira fase, realizada na noite de domingo (12), no Brasil. O evento, sediado em Urbiztondo Beach, San Juan, começou com as baterias da categoria feminina e, em seguida, deu início às disputas masculinas. O confrontos divulgadas previamente sofreram alterações, com a inclusão de atletas convidados pela World Surf League (WSL).
Cauet Frazão, vice-campeão sul-americano do WSL Pro Junior, competiu na segunda bateria contra Keoni Lasa (EUK) e Jarvis Earle (AUS). O brasileiro começou liderando, mas Jarvis assumiu o controle na segunda metade da disputa, com batidas de backside fluidas e precisas. O australiano somou 5,83 e 6,93, garantindo a classificação às oitavas. Cauet ficou em segundo, enquanto Keoni Lasa terminou em terceiro; ambos foram para a repescagem.
Leo Casal teve dificuldades para superar o forte e veloz backside de I Made Ariyana (IND). O indonésio garantiu as melhores ondas da bateria nos 10 minutos finais, somando 11,06 pontos. Apesar de bons momentos, Casal não encontrou ondas que permitissem maior variação nas manobras, encerrando com 7,90, à frente do filipino Noé Arkfeld, terceiro colocado com 7,63. Casal e Arkfeld também seguiram para a repescagem.
Na bateria 6, Heitor Mueller enfrentou Blayr Barton (EUA) e Lennix Smith (AUS). Após alternâncias na liderança, Smith destacou-se com a melhor onda da bateria (7,03), conectando um aéreo e uma batida. Mueller brilhou com um aéreo de rotação incompleta, avaliado em 6,83, mas não conseguiu alcançar o australiano, que avançou às oitavas. Heitor e Barton terminaram em segundo e terceiro, respectivamente, e foram para a repescagem.
Ryan Kainalo encarou Owen Moss (EUA) e Luca Swanson (AUS) no sétimo confronto. O brasileiro começou forte, obtendo 7,50 em uma onda marcada pelo power surf. Contudo, Owen virou o placar com boas manobras diversificadas, entre batidas, cutbacks e aéreos, recebendo 6,83 e 6,57, totalizando 13,40. Ryan, com 13,27, e Swanson, com 10,94, precisarão vencer a repescagem para seguir na competição.
O segundo dia do WSL World Junior Championships, direto das Filipinas, será transmitido ao vivo nesta segunda-feira (13), a partir das 20h30 (horário de Brasília) nos canais oficiais da World Surf League. A janela da competição terminará no próximo domingo (19).
Foto Destacada: Leo Casal (BRA) no WSL World Junior Championships, nas Filipinas / Cait Miers / WSL