WSL World Junior Championships: brasileiros se despedem nas oitavas de final
Ryan Kainalo, Heitor Mueller e Leo Casal ficam em 9º lugar na competição nas Filipinas
Após a repescagem do masculino no WSL World Junior Championships, nas Filipinas, quarta-feira (15), em Urbiztondo Beach, San Juan, aconteceram as baterias das oitavas de final em ondas acima de um metro nas melhores séries. Os brasileiros Ryan Kainalo, Heitor Mueller e Leo Casal não avançaram e encerraram a participação na 9ª colocação.
Ryan Kainalo competiu na segunda bateria, com duração de 30 minutos, contra Owen Moss (EUA). Ryan começou liderando, mas o norte-americano foi melhor na escolha de ondas e finalizações das manobras. Ryan teve a chance de ampliar o placar na segunda onda, mas errou ao tentar completar um aéreo de rotação incompleta.
Os atletas alternaram na liderança até os seis minutos finais, quando Owen Moss conquistou a maior nota da bateria, 5,73, virando o placar e avançando às quartas de final com 11,23 pontos contra 8,20 de Ryan.
Na quarta bateria, Heitor Mueller começou liderando, mas Blayr Barton (EUA), campeão da WSL Pro Junior América do Norte, virou o placar ao aplicar fortes batidas de backside nos primeiros 10 minutos. Em uma direita bem formada, Barton realizou uma sequência de manobras e somou 8,00, ampliando a vantagem. Precisando de 9,30 pontos, Heitor encontrou uma boa direita a dois minutos do fim, realizando duas batidas e um aéreo de rotação incompleta, que lhe renderam 8,23 pontos. Apesar da melhor onda da bateria, o placar de 12,80 a 11,73 deu a vitória a Barton.
Leo Casal enfrentou Lennix Smith (AUS) na quinta bateria, começando na liderança com uma nota 6,17 após grandes batidas de backside. Até os 10 minutos finais, Leo estava à frente com 12,24 pontos, enquanto Lennix somava 5,17. No entanto, o australiano surpreendeu com uma onda excelente, realizando duas manobras de backside e obtendo 8,17 pontos, passando a precisar de apenas 4,07 para virar.
Nos minutos finais, Lennix encontrou outra boa onda, aplicou rasgadas e um layback preciso na junção, obtendo 6,53 pontos, o suficiente para liderar e vencer a bateria com 14,70 pontos contra 12,24 de Leo.
O WSL World Junior Championships, direto das Filipinas, será transmitido ao vivo nesta quinta-feira (16), a partir das 20h30 (horário de Brasília) nos canais oficiais da World Surf League. A janela da competição terminará no próximo domingo (19).
Foto Destacada: Leo Casal / Cait Miers / WSL