Alan Green: o pioneiro do surfwear que revolucionou a indústria
Conheça o impacto do cofundador da Quiksilver e Roxy, duas das maiores marcas do surfwear
Alan Green, cofundador da Quiksilver, marca icônica do surfe fundada em 1973, morreu vítima de câncer aos 77 anos, na última terça-feira (14), em Torquay, Victoria, Austrália. Green foi visionário ao moldar a indústria de surfwear e expandir a cultura lifestyle do surfe. Ele foi pioneiro na criação de calções e roupas de surfe com designs modernos. Também desempenhou um papel fundamental na criação e implantação da marca feminina Roxy, nome inspirado em sua filha Roxy, que nasceu da Quiksilver.
Green começou a surfar em 1960, morava na cidade de Melbourne e se deslocava por mais de 100 km para surfar em Torquay. Passou a trabalhar no mercado australiano em 1969, ao lado dos cofundadores da Rip Curl, Brian Singer e Doug Claw Warbrick, produzindo roupas de neoprene e outros produtos. Posteriormente, fundou a Quiksilver ao lado do seu amigo John Law, para conquistar mercados globais, transformando suas roupas e acessórios em objetos de desejo para jovens e adultos, graças ao estilo inovador e à qualidade das bermudas.
Eu me inspiro em histórias de sucesso e empreendedores revolucionários. No final dos anos 1980, folheava as revistas de surfe da época e desejava usar as marcas apresentadas nos anúncios publicitários. Eu admirava a marca Quiksilver estampada nas pranchas do australiano Tom Carroll e suas bermudas revolucionárias. Ganhei de presente dos meus pais a minha primeira bermuda Quiksilver, que era um objeto de desejo dos surfistas para vivenciar o verdadeiro lifestyle do surfe. Eu surfava pelo menos quatro dias na semana no início da década de 1990, apesar do trabalho e do colégio, e a bermuda Quiksilver durou 11 anos, dentro e fora do mar. Falo de um produto de qualidade, desenvolvido de surfista para surfista”, relata o freesurfer, publicitário e plublisher do Sombreiro Surf Notícias, Carlos Fabrício.
Pode-se dizer que Alan Green é um dos nomes mais importantes da história da indústria de surfwear e no desenvolvimento global do esporte, incluindo competições profissionais e amadoras. Visionário, patrocinou gerações de atletas, deu visibilidade na mídia especializada e ajudou a formar grandes campeões, como Kelly Slater, detentor de 11 títulos mundiais, que manteve uma parceria de 24 anos com a Quiksilver.
Foto Destacada: Divulgação / Alan Green