CompetiçõesNotíciasSurf Girl

Luana Silva faz história no WSL Mundial Júnior

Primeira brasileira a conquistar o título feminino nas Filipinas

Festa da torcida brasileira na primeira competição internacional da World Surf League (WSL) em 2025: Luana Silva, de 20 anos, conquistou o título do WSL World Junior Championships, nas Filipinas, na noite de sexta-feira (17), horário de Brasília. Na grande final realizada em Urbiztondo Beach, a brasileira enfrentou a talentosa Kana Nakashio (JPN) em ondas acima de um metro de altura. A disputa foi emocionante até os segundos finais, quando Luana garantiu a vitória, tornando-se a primeira atleta brasileira da categoria feminina a conquistar esse título inédito.

O dia começou com as baterias das semifinais. A atleta convidada pela WSL, Luana Silva, disputou o primeiro confronto de 35 minutos contra Rosie Smart (AUS). A brasileira mostrou domínio desde o início, escolhendo as melhores ondas para aplicar boas manobras. Aos 13 minutos iniciais, Luana garantiu as duas melhores ondas da bateria. Na primeira, obteve 6,83 pontos, a maior nota do confronto, ao realizar um combo de rasgadas e uma batida. Com uma performance acima da média, Luana Silva garantiu a primeira vaga da grande final, ao vencer pelo placar de 12,50, enquanto Rosie Smart somou 8,94, para alcançar o terceiro lugar na competição.

Luana Silva (BRA) no WSL World Junior Championships, nas Filipinas. Foto: Cait Miers / WSL

A torcida sul-americana esperava ansiosamente por uma final entre Luana Silva e Arena Rodriguez (PER). No entanto, na segunda bateria, Kana Nakashio (JPN) foi imbatível nos primeiros 25 minutos de disputa. A japonesa garantiu as duas melhores ondas da bateria (7,00 e 7,43) para chegar à grande final, apresentando um surf fluido e manobras conectadas precisas. Kana somou 14,43 pontos e superou Arena Rodriguez, que alcançou 7,40, encerrando sua participação na competição na terceira colocação.

Kana Nakashio (JPN) no WSL World Junior Championships, nas Filipinas. Foto: Cait Miers / WSL

Grande Final WSL Mundial Júnior

Após as semifinais masculinas, as regulares (pé esquerdo na frente) Luana Silva e a japonesa Kana Nakashio protagonizaram um show de surfe nas ondas de Urbiztondo Beach, na grande final. A disputa foi intensa, com cada atleta surfando cinco ondas. Na primeira, Luana marcou 4,67 pontos, mas Kana respondeu rapidamente com 5,67, somando ainda 4,17 na segunda onda para liderar nos primeiros 10 minutos.

Um bom público no dia das finais do WSL World Junior Championships, nas Filipinas. Foto: Cait Miers / WSL

A brasileira reagiu com manobras fortes na borda da prancha, destacando-se uma batida vertical de frontside que resultou na nota 5,30, virando a bateria com 10,23 contra 10,20 pontos. Nos seis minutos finais, a competição ficou acirrada, estava em jogo o título WSL Mundial Júnior. Kana encontrou uma boa direita e executou uma rasgada forte, enquanto Luana respondeu com duas batidas radicais de frontside, levando o público ao delírio.

Luana Silva (BRA) no WSL World Junior Championships, nas Filipinas. Foto: Cait Miers / WSL

Kana Nakashio retomou a liderança ao somar 11,00 pontos, mas Luana empatou faltando dois minutos. Ambas continuaram correndo atrás do resultado. A japonesa utilizou rasgadas e uma batida forte, enquanto Luana aplicou duas batidas verticais no minuto final.

Luana Silva (BRA) campeã do WSL World Junior Championships, nas Filipinas. Foto: Cait Miers / WSL

A tensão dominou após encerramento da bateria. Kana passou a liderar ao somar 6,00 pontos, mas a nota final de Luana ainda não havia sido computada. Após o término da bateria, veio o resultado: 6,53 pontos, a maior nota da disputa, que garantiu a virada. Luana Silva tornou-se a primeira brasileira campeã da 24ª edição do WSL World Junior Championships, nas Filipinas, com o placar de 12,23 contra 11,67 de Kana Nakashio, vice-campeã.

Com a conquista de Luana Silva, o surfe feminino brasileiro reafirma sua força no cenário internacional, inspirando uma nova geração de atletas da base e fortalecendo a superioridade do país no “Esporte dos Deuses” na última década.

A vice-campeã Kana Nakashio (JPN), a campeã Luana Silva (BRA), o campeão Bronson Meydi (IND) e o vice-campeão Winter Vincent (AUS) no WSL World Junior Championships, nas Filipinas. Foto: Cait Miers/WSL

Foto Destacada: Luana Silva (BRA) campeã do WSL World Junior Championships, nas Filipinas / Cait Miers / WSL