Notícias

Havaiano com raízes brasileiras: Ian Gentil ganha chance no WSL CT 2025

Ian Gentil, surfista havaiano filho de pais brasileiros, recebeu o convite da World Surf League (WSL) para competir nas três primeiras etapas do Championship Tour (CT) 2025 como substituto do tricampeão mundial Gabriel Medina, afastado devido a uma lesão peitoral.

Segundo a entidade, o convite foi concedido pelo Gabinete do Comissário da WSL, em conformidade com o regulamento que prevê a escolha de um atleta alternativo para cobrir ausências no Championship Tour.

Aos 28 anos, Gentil já acumula vasta experiência em competições de alto nível. Sua estreia em competições da WSL ocorreu no Qualifying Series, em 2010. Ele também competiu no Junior Tour em 2015 e alcançou a elite do surfe mundial, o Championship Tour, onde finalizou a temporada de 2023 na 14ª colocação do ranking. Seu melhor desempenho foi no Surf City El Salvador Pro, com uma terceira colocação. No entanto, em 2024, não passou pelo corte de meio de temporada e foi rebaixado para disputar a divisão de acesso ao CT 2025, o WSL Challenger Series, onde encerrou o ano em 35º lugar no ranking.

Agora, no WSL CT 2025, Gentil terá uma nova oportunidade de brilhar nas etapas iniciais: Lexus Pipe Pro, no North Shore de Oahu, Havaí; Abu Dhabi Pro, em Hudayriat Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos; e MEO Rip Curl Pro Portugal, em Peniche, Portugal. Ele representará a bandeira havaiana, fortalecendo os laços entre as comunidades do surfe do Havaí e do Brasil.

Lexus Pro Pipe, primeira etapa desta temporada, começa na próxima segunda-feira (27) no North Shore de OahuHavaí, com janela competitiva até 8 de fevereiro. A primeira chamada será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da World Surf League.

 Foto Destacada: Instagram de Ian Gentil / WSL