NotíciasSurf Girl

WSL CT 2025: Stephanie Gilmore faz pausa estratégica para tratar lesões

Lenda do surfe feminino se afasta pela segunda temporada consecutiva

A australiana Stephanie Gilmore, lenda do surfe com oito títulos mundiais na World Surf League (WSL), decidiu manter sua pausa nas competições do Championship Tour (CT) 2025. O anúncio foi realizado na terça-feira (21), mesmo dia em que o tricampeão mundial John John Florence, do Havaí, informou seu afastamento das competições do WSL CT 2025.

Este é o segundo ano consecutivo que Stephanie Gilmore opta por se afastar do WSL CT. Na temporada 2024, a maior atleta da história do surfe feminino moderno fez uma pausa para buscar equilíbrio entre competições e bem-estar. Agora, em seu novo comunicado, Gilmore explicou que o foco será na recuperação de lesões persistentes e na dedicação a aventuras de surfe pelo mundo.

Depois de cuidadosa consideração, decidi tirar outra temporada do tour WSL. Desta vez, quero me concentrar na cura de algumas lesões persistentes e redirecionar minha energia para continuar minhas aventuras de surfe ao redor do mundo”, declarou Stephanie Gilmore. “Sou profundamente grata pelo apoio inabalável dos meus patrocinadores e desejo a todos os atletas no circuito a melhor das sortes nesta temporada!”

Luana Silva (BRA) é confirmada no WSL Championship Tour 2025. Foto: Cait Miers/WSLL

No mesmo dia, a WSL confirmou, por meio de comunicado oficial, que a brasileira Luana Silva será a substituta de Stephanie Gilmore na temporada WSL CT 2025. O wildcard de Gilmore para 2025 foi transferido pelo WSL Commissioner’s Office para Luana Silva, que ocupava a 12ª posição no ranking do CT 2024. A norte-americana Lakey Peterson, que estava à frente da brasileira, já havia recebido o wildcard para a temporada 2025.

Luana Silva chega com força à elite mundial do surfe na sua terceira participação (2021, 2022 e 2024). A torcida comemorou o feito histórico da primeira mulher brasileira a conquistar o título do WSL World Junior Championships, realizado nas Filipinas, na noite da última sexta-feira (17), horário de Brasília. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a jovem atleta de 20 anos surpreendeu ao alcançar a quinta colocação com apresentações memoráveis e radicais.

Lexus Pro Pipe, primeira etapa do Circuito Mundial de Surf, começa na próxima segunda-feira (27) no North Shore de OahuHavaí, com janela competitiva até 8 de fevereiro. A primeira chamada será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da World Surf League.

Foto Destacada: Instagram Stephanie Gilmore