Lexus Pipe Pro 2025: Pipeline define classificados no masculino e repescagem tem duelos decisivos
Brasileiros avançam à terceira fase, enquanto outros lutam por vaga na repescagem
A primeira etapa do WSL Championship Tour (CT), o Lexus Pipe Pro, começou em Banzai Pipeline, Havaí, com ondas de 4 a 6 pés nesta quarta-feira (29). Os brasileiros Edgard Groggia, Italo Ferreira, Ian Gouveia, Filipe Toledo e João Chianca avançaram à terceira fase, enquanto Yago Dora, Samuel e Miguel Pupo, Deivid Silva e Alejo Muniz disputarão a repescagem.
Na primeira bateria, Yago Dora e Edgard Groggia enfrentaram o havaiano Seth Moniz (HAV). Edgard pegou um bom tubo de frontside em Backdoor e recebeu 5,00 pontos. Yago surfou sete ondas, somando 4,00 e 4,53 nas melhores. O havaiano conquistou a maior nota da bateria, 7,33 pontos, com um tubo profundo seguido de manobras na borda. No fim, Seth avançou em primeiro com 12,06 pontos, Edgard ficou em segundo com 8,73, e Yago, com 8,53, foi para a repescagem.

Na quinta bateria, Italo Ferreira e Samuel Pupo enfrentaram Kelly Slater (EUA). Italo iniciou forte, mas Slater respondeu com tubos precisos. Eles alternaram a liderança até os minutos finais. Slater avançou em primeiro com 9,90 pontos, seguido por Italo, com 8,00. Samuel, com 3,90, será outro atleta brasileiro a disputar a repescagem.
Ian Gouveia enfrentou John John Florence (HAV) e Eli Hanneman (HAV) na sexta bateria. Florence liderou com 5,83 após um tubo para Backdoor. Ian reagiu e assumiu a ponta com 4,17 e 2,60 pontos. Hanneman marcou 6,23 e depois 3,00, mas Florence fez 5,67 e retomou a liderança. No fim, Ian pegou um tubo de “grab rail” e recebeu 7,67 pontos, vencendo com 11,84. Florence avançou em segundo, com 11,50, e Hanneman, com 11,43, disputará a repescagem.

Na nona bateria, Miguel Pupo enfrentou Jake Marshall (EUA) e Connor O’Leary (JPN). O brasileiro surfou apenas nos minutos finais, somando 3,30 em Backdoor. Marshall fez 3,93 na melhor onda e avançou em segundo com 6,80. Connor passou em primeiro, com 7,10. Miguel, precisava de 3,51 para trocar a segunda nota e entrar na zona de classificação, mas obteve apenas 3,53 no total e foi para a repescagem.

Na décima bateria, Daivid Silva disputou contra Ramzi Boukhiam (MAR) e Cole Houshmand (EUA). Deivid pegou um tubo curto em Backdoor e finalizou com uma batida forte, recebendo 4,07 pontos. Depois, somou 1,83. Cole retomou a liderança com 2,47, mas Ramzi fez 4,83 e passou para primeiro. Sem encontrar outra onda, Deivid foi para a repescagem com 5,90. Ramzi avançou em primeiro, com 7,40, e Cole, em segundo, com 6,14.
Na décima primeira bateria, Filipe Toledo retornou ao CT após um ano sabático. Enfrentou Barron Mamiya (HAV) e Alejo Muniz, que marcou o seu retorno à elite mundial. Filipe iniciou com um aéreo completo em Backdoor, seguido de uma batida forte, marcando 6,00 pontos, na somatória fez 8,57 para avançar. Mamiya passou em segundo, com 6,66. Alejo, precisando de 3,40 para trocar a segunda nota e entrar na zona de classificação, somou 6,27 nas duas melhores ondas, e foi encaminhado à repescagem.

Após o término da última bateria masculina, teve início a disputa das seis baterias do feminino. Nesse último confronto dos homens, João Chianca enfrentou Marco Mignot (FRA) e Ryan Callinan (AUS). Marco se destacou com manobras inovadoras e um power surf de borda, liderando com 13,33 pontos grande parte do confronto. Callinan ocupou a segunda colocação até os minutos finais, quando João surpreendeu com um aéreo quase completo, recebendo 5,10 pontos e garantindo a segunda vaga com o total de 8,73. Marco avançou em primeiro com 13,33, e Callinan foi para a repescagem somando 8,57 pontos.

Repescagem do Lexus Pipe Pro
As baterias da repescagem foram definidas após o 12º confronto do masculino. Deivid Silva enfrentará Griffin Colapinto (EUA) e Eli Hanneman (HAV) na primeira disputa. Na sequência, Yago Dora e Alejo Muniz competirão contra Jackson Bunch (HAV). No terceiro confronto, Samuel Pupo medirá forças com Ryan Callinan (AUS) e Joel Vaughan (AUS). Miguel Pupo fechará a rodada contra Imaikalani deVault (HAV) e Liam O’Brien (AUS).
