Anacleto Júnior bota pra baixo na Praia das Dunas
O surfista Anacleto Júnior, conhecido no litoral sergipano por “Gurilão”, nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em Volta Redonda e iniciou o esporte surf há 33 anos na cidade de Angra dos Reis, litoral sul do Estado.
Gurilão é local da Praia da Cinelândia e sua família é surf na veia. Nos anos 90 e 00, a casa dos pais do surfista Pietro, cunhado de Gurilão, localizada no “coração da Cinelândia”, era bastante frequentada pelos inúmeros amigos surfistas. Na semana que quebrava boas ondas e nos campeonatos de surf, os jovens amigos guardavam suas pranchas, tomavam aquele banho e degustavam algumas frutas frescas tiradas dos pés.
Nos últimos dias de “Outono do Surf em Sergipe”, Anacleto chegou às 8h, na Praia das Dunas, cidade de Estância, e deparou-se com excelente condição à prática esportiva: vento terral de sudoeste, com velocidade de pouco mais de 10 nós e as séries entrando com até 6 pés.
“Quando cheguei tinha pouca gente na água. A correnteza estava moderada e série sinistra pra entrar. O surfista tinha que acessar pelo ponto certo. O vento soprava terral de sudoeste, com um pouco mais de 10 nós. Séries de 1,5 a 2m. Peguei poucas ondas. O vento atrapalhava entrar na onda e, também, segurava. A remada pra entrar não tava fácil, mas algumas davam pra descer com o mini longboard 6′ – by Marujo”, ressaltou o surfista carioca radicado em Sergipe, Anacleto Júnior.
Para Anacleto Júnior, o mar é seu templo de orações e agradecimentos. Representa a renovação de energia pra conduzir a vida com garra e determinação. O surfista carioca radicado em Sergipe costuma dizer que o surf motiva a vida e a vida motiva o surf.
Aracaju (SE), 03 de julho de 2019.
Fotos: Cedida por Anacleto Júnior