Notícias

Baixas na Equipe Brasil no Mundial Júnior ISA Rio de Janeiro

No Mundial Júnior ISA, realizado na Praia da Macumba, Rio de Janeiro, a competição está ficando cada vez mais acirrada, e grandes talentos começam a se destacar no cenário do surfe. Ao mesmo tempo, alguns jovens atletas se despediram de um dos maiores eventos esportivos realizados no Brasil. O mesmo aconteceu com a Equipe Brasil, que teve algumas perdas ao longo dos confrontos desta semana.

As baterias foram disputadas de maneira simultânea em duas palanques instaladas na Macumba, com ondas variando acima de um metrô nas séries mais expressivas. O clima na zona oeste do Rio de Janeiro também oscilou entre momentos nublados e outros com o sol brilhando intensamente.

Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Franco

Sub-16 Feminino

A primeira atleta da Equipe Brasil a ser eliminada na categoria Sub-16 foi Gabriely Vasque (BRA), que não deu sorte na bateria 9 do round 3, disputada na quarta-feira (29), contra Sierra Kerr (AUS), Takihei Ellacott (TAH) e Katya Wirsch (ARG). Durante o confronto, o mar ficou praticamente sem ondas nos 15 minutos de bateria. Gabriely Vasque (BRA) de 16 anos, surfou apenas uma onda, somando 0,43 pontos, e terminou na última colocação. Katya também surfou uma onda (0,87) e foi eliminada do Mundial Júnior ISA, enquanto a australiana Sierra Kerr conquistou o primeiro lugar com 9,26 pontos, e a taitiana Takihei Ellacott avançou para o round 4 com uma onda de 1,20 pontos .

Gabriely Vasque (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Jimenez

Luara Mandelli (BRA), de 15 anos, foi eliminada na quarta bateria do round 4, alcançando a terceira colocação com uma média de 5,83 pontos. Takihei Ellacott (TAH) foi a segunda eliminada da disputa, com uma média de 3,13 pontos. Eden Walla (EUA) conquistou o primeiro lugar, somando 7,60 pontos, e Catalina Zariquey (PER) fez 6,64 pontos. As duas atletas avançaram para a round 5.

Luara Mandelli (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Franco

A última representante da Equipe Brasil na categoria Sub-16, Alexia Monteiro (BRA), de 16 anos, foi eliminada ao terminar na terceira colocação na primeira bateria da semifinal. Alexia somou 7,53 pontos, enquanto Isla Huppatz (AUS) ficou em quarto lugar, com 6,20 pontos. Ambas as atletas se despediram da competição.

Clémence Schorsch (FRA) obteve 9,14 pontos, garantindo a primeira colocação, e Skai Suitt (HAW) ficou em segundo, com 8,47 pontos. As duas atletas avançaram para a grande final da categoria Sub-16 feminino do Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro.

Alexia Monteiro (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Jimenez

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Tube riders selecionados para o Vans Pipe Masters 2023

______________________________________________________________________________

Sub-18 Feminino

Na categoria Sub-18, a atleta da Equipe Brasil Kiany Hyakutake (BRA) participou da bateria 1 do round 3 eliminatório contra Rika Shoji (JPN), Sanoa Olin (CAN) e Keira Buckpitt (AUS) na quarta-feira (29) na Praia da Macumba. Kiany Hyakutake (BRA) teve que disputar o round 3 após ficar na terceira colocação no round 2, sendo encaminhada diretamente para a repescagem.

Um atleta brasileiro, de 18 anos, não encontrou boas séries espaçadas. Ela surfou duas ondas seguidas de backside, mas sem manobras impactantes. Keira Buckpitt (AUS) venceu o confronto com 8,83 pontos, e a atleta Sanoa Olin (CAN) ficou em segundo lugar, com 7,13 pontos. Eles avançaram para a rodada 4 do Mundial Júnior ISA 2023.

Kiany Hyakutake (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Sean Evans

Kiany Hyakutake (BRA) terminou na terceira colocação (6,64), e Rika Shoji (JPN) ficou em quarto lugar (6,17). Com esse resultado, a brasileira e a japonesa estão fora da competição.

Aysha Ratto (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Jersson Barboza

No round 4, na sexta bateria, Sophia Gonçalves (BRA) e Aysha Ratto (BRA) enfrentam Tiara Van Der Huls (NED) e Coco Cairns (AUS). Foi o primeiro confronto envolvendo duas brasileiras no Mundial Júnior ISA.

Sophia Gonçalves (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Franco

As atletas Sophia Gonçalves (BRA), de 17 anos, e Aysha Ratto (BRA), de 16 anos, não avançaram na Macumba, alcançando a quarta e quinta colocação, com 6,23 pontos e 4,84 pontos, respectivamente. Tiara Van Der Huls (NED) avançou para a ronda 5 somando 8,77 pontos, e Coco Cairns (AUS) fez 6,80 para garantir a segunda colocação.

SUB-16 masculino

O jovem atleta Anuar Chiah (BRA), de 14 anos, demonstrou a força do surfe paranaense com excelentes apresentações na Praia da Macumba. Anuar chegou às quartas de final do Mundial Júnior ISA com fome de vitória, mas Lukas Skinner (ENG) e Tiger Abubo (HAW) foram instigados e soltaram grandes manobras para avançarem às semifinais, com 13,33 pontos, a maior média das quartas de final, e 12,50 pontos, respectivamente.

Anuar Chiah (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Sean Evans

Anuar Chiah (BRA) terminou na terceira colocação, com 9,50 pontos, enquanto Alejandro Bernales (PER) somou 8,40 pontos. Ambos os atletas se despediram da competição com esse resultado.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Fasc 2023 – Surfistas da Praia do Havaizinho vão para o show da Groundatio

______________________________________________________________________________

Sub-18 Masculino

Samuel BezerraJoquinha” (BRA) não conseguiu avançar no Mundial Júnior ISA. Na bateria 15 do round 3, Wheeler Hasburgh (CAN) cravou uma marca impressionante de 14,17 pontos, a maior média de todo o round 3. Keoni Van Der Bij (FRA) também se destacou, registrando 9,26 pontos e garantindo a segunda posição . Os dois atletas avançaram para a rodada 4.

Samuel BezerraJoquinha” (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Franco

Samuel Joquinha (BRA) somou 7,80 pontos, realizando uma excelente apresentação ao longo da competição. Com essa pontuação, Samuel ficou em terceiro lugar na disputa, enquanto Noah De Col (PER) terminou em último lugar, com 3,90 pontos. Ambos os atletas se despediram da Macumba.

Luan Ferreyra (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Jersson Barboza

Luan Ferreyra (BRA), de 18 anos, proporcionou excelentes apresentações nas ondas da Macumba. No entanto, houve dificuldades para encontrar as melhores ondas nas séries mais demoradas. O brasileiro se despediu do Mundial Júnior ISA na terceira colocação da bateria 7 do round 4, competindo contra Harley Walters (AUS), Keoni Van Der Bij (FRA) e Alfonso Suarez (ESP).

O atleta da Equipe Espanha, Alfonso Suarez, terminou em primeiro, e da Equipe Austrália, Harley Walters, ficou em segundo. Eles avançaram para as quartas de final, somando 9,63 pontos e 8,73, respectivamente. Luan Ferreyra (BRA) alcançou 6,86 pontos, enquanto Keoni Van Der Bij (FRA) somou 4,80, terminando na quarta colocação. Com esse resultado, os dois atletas não avançaram no Rio de Janeiro.

A janela da ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) 2023, que reúne 365 atletas de 46 nações, terminará no dia 3 de dezembro na Praia da Macumba.

As baterias estão sendo transmitidas ao vivo (clique aqui) direto da zona oeste da “Cidade Maravilhosa“.

A organização da 19ª edição do ISA World Junior Surfing Championship 2023 é da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceira com International Surfing Association (ISA), com apoio do Governo Estadual e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Foto Destacada: Equipe Brasil na Praia da Macumba, Rio de Janeiro / Sean Evans

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *