Campeões definidos no CBSurf Rip Curl Grom Search Garopaba (SC)
Oito campeões brasileiros foram definidos na terceira e última etapa do Circuito da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) de Base, em Garopaba (SC). A Equipe de São Paulo foi a grande campeã de 2023
Durante os quatro dias do CBSurf Rip Curl Grom Search, realizado na Praia da Ferrugem, os melhores competidores brasileiros do surf de base deram um show na última e decisiva etapa, que definiu os campeões de Garopaba (SC) e os títulos das categorias masculino e feminino Sub-12, 14, 16 e 18 deste ano.
No domingo (15), os confrontos das finais aconteceram com ondas de até um metro nas melhores. O tempo parcialmente nublado e a água gelada não atrapalharam as performances dos finalistas nos 20 minutos de disputas acirradas. As promessas do surfe brasileiro ganharam destaque ao surfarem com talento, técnica, equilíbrio emocional e vontade de vencer na Praia da Ferrugem.
Categoria Sub-18
Na categoria masculina Sub-18, Rickson Falcão, atleta do Rio de Janeiro, foi o grande campeão da etapa de Garopaba. Ele emplacou 10.46 pontos, contra 9.40 do vice-campeão, o paulista Lukas Camargo. O pernambucano Luan Ferreyra ficou em terceiro, somando 8.74, e o paulista Daniel Duarte terminou em quarto, com 8.53 pontos.
O título brasileiro Sub-18 ficou com Luan Ferreyra, após uma excelente campanha no Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search. Ele venceu a primeira etapa em casa, em Ipojuca (PE). Na etapa seguinte, parou na terceira fase na Praia do Tombo, na cidade do Guarujá (SP). Em Garopaba (SC), o jovem talento pernambucano alcançou a terceira colocação.
Mais uma vez, o Rio de Janeiro dominou a final da categoria feminina Sub-18. Aysha Ratto, de 16 anos, local da cidade de Búzios, foi a grande campeã do CBSurf Rip Curl Grom Search Garopaba, ao emplacar 10.07 pontos. A catarinense Kiany Hyakutake foi a vice-campeã, somando 9.63 pontos. O terceiro lugar ficou com a gaúcha Alexia Monteiro, com 6.97. A paraibana Analu Silva ficou em quarto, cravando 5.70 na somatória das duas melhores ondas surfadas.
Kiany Hyakutake conquistou o título de campeã brasileira do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search. Em Ipojuca (PE), ficou em quarto lugar. No Guarujá (SP), alcançou o vice-campeonato e, com o título na última etapa, em Garopaba (SC), a catarinense foi o grande nome da categoria Sub-18.
Categoria Sub-16
A disputa foi intensa na bateria final da categoria masculina Sub-16. Santa Catarina conquistou mais um título na terceira etapa. Ryan Martins foi o grande campeão, ao somar 13.33 pontos. O paulista Lukas Camargo ficou em segundo, com 11.66. Rickson Falcão, atleta do Rio de Janeiro, mais uma vez subiu no pódio em Garopaba, conquistou a terceira colocação, cravando 8.20, e o catarinense Yuri Gabryel terminou em quarto, com 7.57. Com o resultado, Lukas Camargo sagrou-se campeão brasileiro da categoria Sub-16.
Na Praia da Ferrugem, a gaúcha Alexia Monteiro levou a melhor na final da Sub-16, foi a campeã da terceira etapa. Ela venceu a vice-campeã, a paulista Aurora Ribeiro, pelo placar de 10.23 pontos, contra 9.23. A conterrânea Mayara Zampieri ficou na terceira colocação, somando 7.13, a baiana Maria Cesar alcançou 5.46, terminando em quarto lugar.
Maria Eduarda Cesar levou o título nacional da Sub-16 para o litoral sul da Bahia. A atleta da Costa do Dendê foi a campeã da primeira etapa, em Ipojuca (PE). No Guarujá, subiu mais uma vez no pódio, ficou em terceiro lugar. Com a vitória na Praia da Ferrugem, a jovem baiana foi a melhor no Circuito Brasileiro de Base, o CBSurf Rip Curl Grom Search.
Categoria Sub-14
O jovem Anuar Chiah colocou o Paraná no alto do pódio na categoria masculina Sub-14, após emplacar uma grande disputa com o catarinense Yuri Gabryel, vice-campeão da etapa. O placar foi apertado, Anuar ficou com 12.33 pontos e Yuri somou 12.10. O paulista Kailani Renno alcançou a terceira colocação, ao cravar 8.40, e o catarinense Michel Demétrio ficou em quarto, com 6.80.
Anuar Chiah sagrou-se campeão brasileiro antecipado da categoria Sub-14, após chegar à semifinal em Garopaba (SC). O paranaense ficou em segundo lugar na abertura do circuito, em Pernambuco. No Guarujá (SP), Anuar foi o grande campeão, e ao vencer a última etapa, alcançou o título nacional na Praia do Ferrugem.
Na final feminina Sub-14, a paulista Carol Bastides, atleta alternante da equipe de São Paulo, venceu em Garopaba (SC). Ela bateu a potiguar Maria Clara, pelo placar de 10.43 pontos, contra 7.40 da vice-campeã. A atleta do Rio de Janeiro, Lanay Thompson, ficou em terceiro, somando 7.10, e a pernambucana Nalu Demski foi quarta colocada, com 6.07 pontos.
A alternante Carol Bastides sagrou-se campeã brasileira da Sub-14. Ela foi implacável na reta final do Circuito Rip Curl Grom Search. Na primeira etapa, em Ipojuca (PE), ela ficou em 13º lugar. Surfando em casa, no Guarujá (SP), sagrou-se campeã na Praia do Tombo. Em Santa Catarina, venceu mais uma vez para conquistar o título nacional.
Categoria Sub-12
A Paraíba alcançou o lugar mais alto do pódio na categoria masculina Sub-12. Iago Bellotti venceu a última etapa do Rip Curl Grom Search, na Praia da Ferrugem. Ele emplacou a impressionante marca de 14.86 pontos, contra 10.63 do vice-campeão, o paulista Vini Palma. O sergipano Luca Messenger ficou em terceiro lugar, somando 6.83 pontos, e o catarinense Cauã Demski terminou na quarta colocação, com apenas 4.64 pontos.
Iago Bellotti sagrou-se campeão brasileiro da categoria Sub-12. Em Pernambuco, o paraibano venceu a etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Base. No Guarujá, terminou na terceira colocação. Com a vitória na Praia da Ferrugem, Iago levou o troféu de campeão nacional para a Paraíba.
Carol Bastides, a alternante da equipe de São Paulo, foi imparável nas ondas da Ferrugem. Ela arrastou mais um troféu, o de campeã da categoria Sub-12, ao vencer a conterrânea Manuela Medeiros, vice-campeã da terceira etapa, pelo placar de 11.67 pontos, contra 9.34. Júlia Stefani, outra atleta alternante de São Paulo, ficou em terceiro lugar, somando 5.83 pontos. Kaylane Antunes de Santa Catarina, atleta alternante, ficou em quarto lugar, com 3.74 pontos.
Não deu outra na Sub-12, Carol Bastides levou mais um título nacional para São Paulo, sagrando-se campeã do Circuito Brasileiro de Base, o CBSurf Rip Curl Grom Search.
Recordes na Ferrugem
O campeão brasileiro da categoria masculina Sub-18, o pernambucano Luan Ferreyra, emplacou a maior nota do evento, 8.83 pontos na terceira fase. A alternante Júlia Stefani, da Equipe São Paulo, cravou a maior nota entre todas as categorias do feminino, 8.00 pontos, na terceira fase, realizada no domingo (15).
A maior média do CBSurf Rip Curl Grom Search Garopaba foi do campeão brasileiro Sub-12, o paraibano local da Baía Formosa (RN), Iago Belloti, somando 14.86 pontos. A gaúcha Alexia Monteiro, campeã da terceira etapa, cravou 14.50 pontos na bateria sete da primeira fase, maior média entre todas as categorias femininas.
Títulos por Equipe
A Equipe São Paulo dominou a última etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search, sagrando-se campeã na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC). O Rio de Janeiro alcançou a segunda colocação, Santa Catarina ficou em terceiro e, em seguida, o Paraná.
Com os resultados em Garopaba, a Equipe São Paulo foi a campeã brasileira do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023. O Rio de Janeiro foi o vice-campeão e o Paraná alcançou a terceira colocação no ranking final.
Seleção Brasileira Júnior
A Seleção Brasileira Júnior da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), que disputará o campeonato mundial da ISA World Junior Surfing Championship Rio de Janeiro 2023, que será realizado na “Cidade Maravilhosa”, de 24 de novembro a 3 de dezembro, será composta pelos três primeiros colocados dos rankings Sub-16 e Sub-18 masculino e feminino.
Prêmio
Os campeões brasileiros do CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, das categorias Sub-18 masculino e feminino, o pernambucano Luan Ferreyra e a catarinense Kiany Hyakutake, embolsaram R$ 8.000,00 de prêmio para cada atleta.