João Chianca faz final no Vans Pipe Masters
O brasileiro João Chianca terminou na quarta colocação. O norte-americano Balaram Stack e a australiana Molly Picklum foram os grandes campeões do Vans Pipe Masters 2022
Na elite do surf mundial em 2023, João Chianca fez mais uma final nesta temporada, no Vans Pipe Masters 2022, alcançando a quarta colocação e faturando o prêmio de 15 mil dólares. O evento foi realizado em Banzai Pipeline, localizada na costa norte de Oahu, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro e contou com a participação de 40 atletas da categoria Masculino e 20 do Feminino.
O novo formato do Vans Pipe Masters valorizou a premiação de 100 mil dólares para os campeões e o critério de julgamento passou a focar as manobras radicais de bordas, batidas verticais e manobras progressivas. Contudo, os tubos profundos das temidas ondas de Pipeline e Backdoor foram responsáveis por arrancar as melhores notas dos juízes de prova nas duas finais.
Nomes consagrados no surf mundial participaram do Vans Pipe Masters como os atletas da WSL CT – World Surf League Championship Tour, Griffin Colapinto (EUA), Yago Dora (BRA), Carissa Moore (HAW), Tyler Whight (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), além dos surfistas de ondas grandes Billy Kemper (HAW), Nick Von Rupp (PRT), ente outros. A jovem surfista Bela Nalu (BRA), com 15 anos, foi uma das convidadas a participarem do evento.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Michael Rodrigues e João Chianca reforçam a seleção brasileira da WSL no CT 2023
______________________________________________________________________________
Final Masculino do Vans Pipe Masters
Na grande Final do Masculino, o clima chuvoso prevaleceu em Oahu, o mar ficou menor, e a praia recebeu um leve nevoeiro. As ondas começaram inconstantes e nos minutos finais, apresentou melhor potencial O brasileiro João Chianca enfrentou o havaiano Kaulana Apo e os norte-americanos Balaram Stack e Griffin Colapinto. O inspiradíssimo Balaram fez uma campanha de destaque no Vans Pipe Masters, surfando grandes tubos profundos, aplicando fortes manobras de borda e progressivas desde o início da competição.
Balaram Stack escolheu pacientemente os dois melhores tubos da grande Final, deixando o americano Griffin Colapinto e o local Kaulana Apo na disputa da primeira posição na maior parte do confronto. Faltando 12 minutos para o término, ele surfou para Backdoor, um tubo profundo de “grab rail” – mão na borda da prancha – e finalizou com um grande floater de backside. Kaulana conseguiu aplicar os principais critérios de julgamento para alcançar a primeira colocação na somatória.
Em seguida, faltando menos de 10 minutos, Balaram Stack achou outra onda de tamanho para Backdoor, botou para dentro de “grab rail” e saiu limpo do grande tubo. Aos surfar duas ondas seguidas, Balaram conquistou o Vans Pipe Masters 2022 e faturou 100 mil dólares de premiação.
O sétimo melhor surfista do mundo, Griffin Colapinto disputou a liderança com Kaulana Apo na maior parte da Final. Em uma onda surfada, para Backdoor, o americano abriu com uma batida de frontside vertical, tirando as quilhas da prancha do lip da onda, aplicou mais duas rasgadas na borda e finalizou com um pequeno floater passando na junção. Faltando menos de cinco minutos, achou um tubo completo em Backdoor para alcançar a segunda colocação.
Na volta final do ponteiro, Griffin Colapinto teve uma grande oportunidade de vencer o confronto, mas caiu da prancha numa grande manobra aérea em Backdoor. Com o resultado, o americano foi vice-campeão do Vans Pipe Masters, embolsando 60 mil dólares. O havaiano Kaulana Apo ficou na terceira colocação, conquistando o prêmio de 35 mil dólares. Destaque para o bom tubo em Backdoor do havaiano, de “grab rail” e no maior estilo.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Peixe-boi-marinho “Tupã” é encontrado gravemente ferido no litoral sul de Sergipe
______________________________________________________________________________
Desde o início da bateria Final, João Chianca buscou a vitória no Vans Pipe Masters, na primeira onda para Backdoor, o brasileiro botou para dentro do tubo, mas não conseguiu sair. Na segunda, optou em ganhar velocidade na parede da onda para voar alto, mas não finalizou a manobra aérea, além de partir a prancha e perder tempo na troca do equipamento.
Posteriormente, João Chianca surfou mais duas ondas para Backdoor. A primeira, ele abriu com uma forte rasgada na borda, e na batida de finalização caiu da prancha. Nos minutos finais, o brasileiro achou a sua melhor onda, botando para dentro do tubo e aplicou mais duas fortes manobras completas. A somatória não mudou o resultado, o brasileiro terminou em quarto lugar no Vans Pipe Masters 2022, faturando 15 mil dólares de premiação.
Final Feminino do Vans Pipe Masters
A Final da categoria Feminino do Vans Pipe Masters foi composta pela havaiana medalhista de ouro olímpico e pentacampeã mundial Carissa Moore, Molly Picklun da Austrália, pela havaiana Bettylou Sakura Johnson e pela jovem americana Caitlin Simmers. Muita chuva e rajada de vento predominaram na grande Final.
As atletas revezaram diversas vezes na liderança, surfando bons tubos ou aplicando manobras “power surf” para alcançar os critérios de julgamento. A experiente Carissa Moore cometeu interferência e deixou a vitória escapar nos minutos finais, despencando para quarta colocação. A pentacampeã mundial faturou o prêmio de 15 mil dólares.
Molly Picklun levantou o troféu de campeã do Vans Pipe Masters 2022 e faturou o prêmio de 100 mil dólares. Bettylou Sakura Johnson alcançou a segunda colocação e recebeu 60 mil dólares e a jovem Caitlin Simmers terminou em terceiro lugar, faturando 35 mil dólares de premiação.
Resultados do Vans Pipe Masters 2022
Categoria Masculino
1º – Balaram Stack (EUA)
2º – Griffin Colapinto (EUA)
3º – Kaulana Apo (HAW)
4º – João Chianca (BRA)
7º – Yago Dora (BRA)
Categoria Feminino
1º – Molly Picklum (AUS)
2º – Bettylou Sakura Johnson (HAV)
3º – Caitlin Simmers (EUA)
4º – Carissa Moore (HAW)
17º – Tatiana Weston-Webb (BRA)
19º – Bela Nalu (BRA)