Não se pode surfar na onda quebrada de que câncer não derruba os atletas
O ser humano tem o hábito de achar que tudo acontece com o vizinho e nunca com ele. Atletas de ponta se descuidam de alguns detalhes, mesmo acompanhados por técnicos, burlam a vigilância e cometem exageros. Um desses exemplos é o surf, onde o corpo fica exposto ao sol por muito tempo, e isso trará prejuízos, principalmente para a pele.
Como estamos no “Outubro Rosa”, nada como advertir sobre o uso correto de protetores de pele e uma alimentação sadia, sem abusar de bebidas alcoólicas e do tabagismo.
Eu prático esporte, estou na praia todos os dias, pego onda e isso é um bom exercício para o corpo. Nada salutar do que pegar uma onda, mas observe o horário e quanto tempo ficou exposto, sem uso adequado de protetores de pele.
O exame rotineiro de prevenção contra o câncer, sobretudo, de mama, tem que ser uma regra, inclusive para os homens, uma vez que este tipo de câncer, também, atinge o homem, mesmo que haja um registro pequeno do número de pessoas que descobriram este tipo da doença.
Vamos aproveitar o verão, para aprimorar a prática do surf, melhorar a musculatura e ter um corpo escultural, mas sem descuidar de prevenções. Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa, já dizia o Paulo Cintura, no programa do saudoso Chico Anysio.
Vamos colocar esta dica de Paulo Cintura como primeiro mandamento, para se ter uma saúde perfeita e poder praticar qualquer tipo de esporte.