Notícias

Nas praias sergipanas o verão19 está bombando

Aracaju (SE), 03 de fevereiro 2019

É tempo de férias e a alta estação traz turistas de todas as regiões do Brasil para vivenciar as nossas heranças culturais e belezas naturais neste verão19. Com tanta gente badalando na cidade, o comportamento dos praianos muda a cada pôr do sol. A estrela central do Sistema Solar reflete sua luminosidade quente e as variações de cores é fonte inesgotável de energia. O sol alegra o viver de todos, especialmente os amantes da água salgada e da cultura de beira de praia.

A Orla mais bonita do Brasil está repleta de gente bonita, praticado saúde diariamente através de caminhada, corrida, role de bike, skate. Os surfistas bronzeados estão espalhados nos 6 km de extensão da Av. Santos Dumont. Eles se movimentam para pegar as ondas de acordo com o movimento da maré e o melhor fundo. As mulheres mantêm presença diária no mar. Tem uma barca de meninas na vibe surf, mostrando a combinação entre beleza e radicalidade no outside.

Surfista competidor Betinho Queixão, batendo forte de backside na praia do Havaizinho, em Aracaju/SE – Foto: Alisson Reis

Os três primeiros swell do mês de janeiro deixaram bons presságios para 2019. Todos os surfistas torcem que as ondulações proporcionem bons-dias de surf nos próximos 10 meses, especialmente em Thermas, Ponta dos Mangues, Caueira e Dunas. De acordo com as publicações nas redes sociais e os surfistas que colocam o carro na estrada, todos sinalizaram que as bancadas de areia estão preparadas para receber boas ondas, basta o swell entrar à vera.

Victor Rodrigues na praia da Caueira, litoral sul de Sergipe, abrindo a rasgada de front side – Foto: Luan Luduvice

Os surfistas DaMata, Vladimir Abreu, professor Wilson, Hélio Burle e Camilo Coronado pegaram boas ondas na praia da Caueira, litoral sul de Sergipe. À direita de até um metro abriu com constância no segundo swell, proporcionando bom surf para os locais e para os surfistas de Aracaju no primeiro mês do ano.

No litoral norte, especificamente na Barra dos Coqueiros, os surfistas não têm do que reclamar. Algumas figuras carimbadas não apareceram para surfarem em Aracaju nos três últimos swell. O mês de janeiro gerou boas ondas no litoral. Nas redes sociais a galera urrou e alguns surfistas da capital informaram que as ondas estavam com boa formação, pressão e abrindo para soltar as manobras.

Surfistas Rafael Santos dita o ritmo do verão 19 na praia de Pirambu/SE – Vídeo: Sidney dos Santos

O fotógrafo profissional Richard Barros fez bons registros do pico localizado no extremo norte sergipano, batizado de “Amnésia”. Os competidores Marujinho, Alex Memol e Paulo Marcelo pegaram boas ondas, e o tubo do surfista Marujinho mostrou todo o potencial o pico em janeiro.

Paulo Marcelo manobrando forte na junção do pico Amnésia, extremo norte sergipano – Foto: Richard Barros

Conforme a previsão do Centro de Meteorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o efeito El Niño está de passagem no litoral sergipano, mas sem profundidade e não alterando quase em nada as condições climáticas. A onda de alta temperatura persiste neste mês de fevereiro. Os surfistas afirmaram que o termômetro “parafina” apontou que a água do mar está mais quente neste verão. Para eles a parafina específica para água quente está mais mole que o normal ao surfar.

Surfista profissional Alex Memol em Amnésia – Fotos: Richard Barros

O ano só está começando e muitas ondas vão rolar nas bancadas sergipanas para atender a crescente demanda de novos surfistas. Várias escolas de surf estão espalhadas pela areia da praia no decorrer da semana e, consequentemente, abre a possibilidade de uma criança, jovem, adulto e idoso sonhar em ser o atual campeão mundial do Championship Tour da World Surf League, Gabriel Medina.

Que venham os próximos 11 meses de ondulações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *