Para preservar, basta não poluir e ajudar a limpar as praias
Muito se fala em preservar o meio ambiente, mas pouco fazemos e somos responsáveis por destruição da natureza, principalmente quando vamos à praia e lá deixamos material plástico (copos, garfos, sacos, colheres e outros).
Este material levado para alto mar responde por morte de boa parte das tartarugas e outros animais, que engolem o material e como este não é degradável terminam por matar por “afogamento” e até desnutrição, porque impede que quem engole possa ter uma alimentação saudável.
Os surfistas são peças importantes na despoluição da natureza e proteção das espécimes marinhas, a partir do instante que ele não deixa na praia o lixo que ali é jogado.
Não podemos ter o pensamento de que não sujamos, portanto, não temos responsabilidade, além de que não somos empregados da prefeitura e nem de quem sujou. Vamos fazer a nossa parte recolhendo o lixo e conscientizando a todos para que não sujem as praias.
Cada dia que um surfista ir na praia e recolher 5 plásticos ele ajudará e muito o meio ambiente. A ação não fica ligada somente a uma data sazonal mundial, como a limpeza das praias e rios. Ela é constante e diária onde todas as pessoas que vivem a cultura de beira de praia assuma a responsabilidade, a educação ambiental.