Pro Bells Beach: Tatiana Weston-Webb avança para as quartas de final na Austrália
Tatiana Weston-Webb brilhou no Rip Curl Pro Bells Beach. No segundo dia de competição, na madrugada de quarta-feira (27) no Brasil, a vice-campeã mundial superou adversárias de alto nível para garantir vaga nas quartas de final do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) ao vencer a conterrânea Luana Silva, na sexta bateria das oitavas de final, nas boas e geladas ondas de Winkipop, em Victoria, Austrália. No masculino, Samuel Pupo conquistou vaga nas oitavas de final ao vencer o italiano Leonardo Fioravanti, no terceiro confronto do round 32.
Respondendo às previsões, as ondas do Bowl de Bells perderam qualidade, por isso, a competição foi direcionada para o pico ao lado de Bells Beach, Winkipop, por apresentar séries de ondas melhores, com tamanho, mais constantes e extensas. Foram realizadas a repescagem e oito baterias das oitavas de final da categoria feminina e mais cinco baterias da terceira fase no masculino.
No segundo confronto da repescagem, Tatiana competiu contra as norte-americanas Alyssa Spencer e Caitlin Simmers. Nos 30 minutos de bateria, a brasileira se manteve na primeira colocação na maior parte da disputa. Na primeira onda de backside, ela abriu a contagem com uma nota de 4,00 pontos, após aplicar um grande floater e soltar duas batidas, mas na segunda caiu na finalização.
Em seguida, mais uma vez de backside, Tatiana Weston-Webb aplicou duas batidas conectadas, destacando-se na segunda, onde as quilhas passaram por cima do lip, os juízes computaram 5,17. Mais uma vez, a brasileira aplicou uma rasgada forte e uma batida vertical para somar 6,00 pontos, sua melhor onda.
Alyssa Spencer não começou bem, caiu na finalização da segunda onda surfada. Em seguida, fez 4,23 pontos para alcançar a segunda colocação. Caitlin Simmers não estava com boa leitura das ondas, as três primeiras pontuadas foram abaixo de 2,50, permanecendo na terceira colocação. Ela fez a nota de 4,37 na terceira tentativa, abrindo com uma rasgada invertendo a rabeta de frontside, e finalizou com uma boa batida na junção para alcançar a segunda colocação.
Alyssa Spencer retomou a segunda colocação e aumentou a diferença para Caitlin, ao surfar sua melhor onda, 6,23 pontos. A americana rasgou forte de backside e aplicou mais duas batidas verticais com segurança. Tatiana Weston-Webb aumentou a diferença, surfou de backside para soltar uma grande batida vertical, rasgou forte e conectou para bater mais uma vez na junção, somando 5,23 pontos.
A disputa estava intensa e proporcionando viradas emocionantes. Faltando menos de três minutos para o término, o placar era de 11,23 para Tatiana, 10,56 para Alyssa e apenas 6,70 para Caitlin.
A estrela brilhou para Caitlin Simmers, ao surfar de frontside com velocidade, a jovem surfista aplicou forte rasgada invertendo a rabeta da prancha, conectou para outra rasgada menos intensa e finalizou com uma batida na junção despencando na base da onda. Ela dominou a grande espuma para cravar 7,67 pontos e avançar na primeira colocação, somando 12,04. Tatiana passou para as oitavas de final no segundo lugar, com 11,23, e Alyssa Spencer fez 10,56 e foi eliminada do Pro Bells Beach na 17ª posição.
A sexta bateria das oitavas de final pegou fogo em Winkipop. Luana Silva e Tatiana Weston-Webb proporcionaram uma disputa eletrizante. Tatiana abriu o confronto de 30 minutos com uma onda franca, 0,77 pontos. Em seguida, Luana surfou uma boa onda à direita, abrindo com uma forte batida de frontside, deu mais duas rasgadas e conectou para o inside para aplicar uma forte batida na junção, os juízes deram 5,00 pontos. Tatiana respondeu de backside, somando 3,83.
Posteriormente, foi a vez de Luana Silva surfar a melhor onda do confronto, 6,67 pontos, ao realizar três rasgadas e duas batidas. Mais uma vez, Tatiana respondeu, abrindo duas rasgadas e batendo vertical de backside para somar 6,17. Aos seis minutos para o término, o placar era de 11,67 para Luana e 10,00 pontos para Tatiana.
A vice-campeã mundial estava com vontade de vencer, de backside aplicou uma grande rasgada, bateu forte e conectou para outra rasgada, e aplicou mais três batidas retas para conquistar 5,80 pontos e alcançar a liderança da disputa. Luana Silva tentou surfar mais duas ondas. O tempo passou rápido e Tatiana Weston-Webb garantiu a vitória pelo placar de 11,97, contra 11,67 de Luana Silva. A disputa foi emocionante e placar apertado. Tatiana avançou para as quartas de final, e Luana terminou sua participação na 9ª colocação.
Categoria Masculino
Samuel Pupo foi imbatível em Winkipop, dominou os 30 minutos da terceira bateria do round 32, surfou as duas melhores ondas, 6,73 pontos e 8,50. Na melhor nota do dia, fez uso da preferência para soltar uma batida de frontside passando na velocidade, rasgou forte invertendo a rabeta da prancha e desferiu uma forte batida desgarrando as quilhas da onda, para soltar mais uma potente batida na junção.
O italiano Leonardo Fioravante não se achou na disputa, a primeira onda foi a melhor da disputa, 5,83 pontos, acertando uma rasgada de frontside e duas grandes batidas. No final do confronto, Samuel Pupo levou a melhor, ao somar a impressionante marca de 15,23, sendo a maior do dia, contra 9,70 do italiano. O brasileiro avançou para as quartas de finais, Leonardo Fioravante foi eliminado na 17ª posição.
Após a bateria de Samuel Pupo, aconteceram mais dois confrontos para o campeonato ser paralisado em seguida, devido à falta de qualidade das ondas de Winkipop.
Próximos confrontos dos brasileiros
No total, faltam 10 baterias da terceira fase. Gabriel Medina duelará com o norte-americano Cole Houshmand no sétimo confronto. Na décima bateria, Miguel Pupo vai enfrentar o norte-americano Crosby Colapinto, na décima quarta é a vez de Yago Dora, contra o havaiano Ian Gentil. Em seguida, Italo Ferreira enfrentará o indonésio Rio Waida, e no último confronto, o décimo sexto, Caio Ibelli vai disputar com o sul-africano Jordy Smith.
Categoria Feminina
No feminino, Tatiana Weston-Webb está escalada na terceira bateria das quartas de final, contra a atual campeã mundial Caroline Marks.
A primeira chamada da transmissão ao vivo do Pro Bells Beach está programada para quinta-feira (25) no Brasil, a partir das 17h30, horário de Brasília, nos canais oficiais da World Surf League.
Próximas baterias do Rip Curl Pro Bells Beach, apresentados pela WSL Latin America:
Terceira Fase da Categoria Masculina (Continuação)
1º lugar avança para as oitavas de finais e 2º lugar é eliminado na 17ª colocação, recebe US$ 14.360,00 e 1.330 pontos.
6ª Bateria
Ramzi Boukhiam (MAR) x Liam O´Brien (AUS)
7ª Bateria
Gabriel Medina (BRA) x Cole Houshmand (EUA)
8ª Bateria
Kanoa Igarashi (JPN) x Jacob Wilcox (AUS)
9ª Bateria
Griffin Colapinto (EUA) x Tully Wylie (AUS)
10ª Bateria
Miguel Pupo (BRA) x Crosby Colapinto (EUA)
11ª Bateria
Barron Mamiya (HAV) x Kelly Slater (EUA)
12ª Bateria
Jake Marshall (EUA) x Frederico Morais (POR)
13ª Bateria
John John Florence (HAV) x Kade Matson (EUA)
14ª Bateria
Yago Dora (BRA) x Ian Gentil (HAV)
15ª Bateria
Italo Ferreira (BRA) x Rio Waida (IDN)
16ª Bateria
Jordy Smith (AFR) x Caio Ibelli (BRA)
Quartas de Finais da Categoria Feminina
1º lugar avança para as semifinais e 2º lugar é eliminado na 5ª colocação, recebe US$ 21.500,00 e 4.745 pontos.
1ª Bateria
Johanne Defay (FRA) x Ellie Harrison (AUS)
2ª Bateria
Brisa Hennessy (CRC) x Sawyer Lindblad (EUA)
3ª Bateria
Caroline Marks (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
4ª Bateria
Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)
Foto Destacada: Tatiana Weston-Webb / Ed Sloane / WSL