NotíciasSaúde

Psicólogo Evanildo Vasco abordará saúde mental dos surfistas e simpatizantes

Como anda a saúde mental dos surfistas, competidores e simpatizantes dentro e fora do mar? Agora, o experiente psicólogo Evanildo Vasco Viana (CRP 19/581) engrandecerá o conhecimento do leitor e da leitora do Sombreiro Surf Notícias, ao viabilizar informações científicas relevantes de um dos principais temas pesquisados no século XXI: a saúde mental.

Saúde mental é uma questão de saúde pública, como afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O profissional Evanildo Vasco debaterá informações relevantes sobre o desenvolvimento da qualidade da saúde mental e os seus condicionantes, por meio de uma linguagem simples e de fácil acesso ao entendimento dos surfistas, competidores e simpatizantes envolvidos direta e indiretamente com o esporte.

Segundo dados da OMS, 1bilhão de pessoas apresenta algum transtorno mental e a população brasileira é a mais ansiosa do mundo e a quinta mais depressiva. Vale ressaltar, a patologia depressão, a doença do mundo moderno, é uma das mais debatidas entre os cientistas e autoridades públicas mundiais.

Há 36 anos o psicólogo Evanildo Vasco Viana é apaixonado pelo esporte olímpico surfe. Foto: Dry DiBoa / Praia das Dunas, Estância/SE

Contudo, doenças mentais como o Transtorno Afetivo Bipolar, Distúrbio de Desenvolvimento, Síndrome de Burnout são exemplos que afetam cada vez mais crianças, em especial, os jovens, e também os adultos.

Infelizmente, a saúde mental ainda é alvo de preconceito social. Muitos cidadãos não buscam avaliação médica para tratar corretamente as patologias clínicas. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) aponta que a depressão acomete aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco

______________________________________________________________________________

Em Sergipe, centenas de surfistas foram e ainda são afetados pelos efeitos da pandemia do coronavírus e, não esquecendo, do aumento da falta de segurança pública. As perdas de familiares afetaram o cotidiano de vários praticantes da modalidade olímpica surfe.

Mas conviver com o sentimento do medo provocado pelo receio da violência urbana e digital, a ressocialização após os anos pandêmicos, a instabilidade profissional, educacional e econômica, contribuem para o aumento do nível de estresse, ansiedade, depressão e baixa empatia ao próximo.

Psicólogo Evanildo Vasco Viana (CRP 19/581). Foto: Arquivo Pessoal

O psicólogo Evanildo Vasco assume o compromisso de proporcionar autoconhecimento para os surfistas, competidores e simpatizantes, através da sua coluna semanal. Ele auxiliará na busca do equilíbrio emocional e na ampliação e fortalecimento do relacionamento interpessoal.

Evanildo Vasco Viana é formado pela Universidade Federal de Sergipe desde 1997. Também é mestre em Educação e especialista em Educação e Tutoria Online.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Elegibilidade de Erin Brooks para Paris 2024 está suspensa pelo Comitê Executivo da International Surfing Association (ISA)

______________________________________________________________________________

No mercado sergipano, atua nas áreas de psicologia clínica, hospitalar, política e políticas públicas. Evanildo é professor universitário e psicólogo da Maternidade Lourdes Nogueira.

Apaixonado pelo esporte olímpico, em 1985 começou a prática num bodyboard, e ao deslizar e ficar em pé, em 1986, comprou uma prancha de surfe e mergulhou fundo nas aventuras radicais da busca da onda perfeita.

Evanildo Vasco Viana bota pra baixo na Praia das Dunas, localizada na cidade de Estância/SE. Foto: Orlando Rodrigues

Evanildo Vasco Viana é um surfista experiente e com larga bagagem cultural. Já surfou em quase todos os principais picos do nordeste. Em 2007, conheceu a Nova Zelândia e acabou morando por dois anos. Considerado um dos melhores países do mundo para se viver, Evanildo conheceu praias paradisíacas e surfou ondas perfeitas.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Três brasileiros vão disputar o título do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema

______________________________________________________________________________

Conhecedor de um dos melhores picos surfe de Sergipe, a Praia das Dunas, localizada na cidade de Estância, desde 2012 se dedica a aprimorar a técnica. Passou a morar em um sítio na Praia do Abaís no auge da pandemia, para surfar constantemente as ondas de Dunas. Ele pegou muitos dias clássicos no litoral sul, e quando o trabalho deixa, Evanildo Vasco Viana está na água, sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *