CompetiçõesNotícias

Rip Curl Pro Playa Grande abre a temporada 2022/2023 da WSL Latin America na Argentina

A cidade de Mar del Plata já se prepara para voltar a receber um evento da World Surf League, com a 8ª edição do Rip Curl Pro Playa Grande, acontecendo novamente na Semana Santa na Argentina. A pandemia impediu a sequência do evento nos dois últimos anos e a etapa masculina e feminina do QS 1000 vai abrir a temporada 2022/2023 da WSL Latin America, nos dias 13 a 16 de abril. Serão disputados na Playa Grande, os primeiros 1.000 pontos na batalha pelas vagas para o WSL Challenger Series de 2023.

O Rip Curl Pro Playa Grande é organizado pela World Surf League e pelo Biologia Club de Mar del Plata e será realizado com patrocínio da Rip Curl, Corona e Monster Energy. Os brasileiros ganharam todas as outras sete edições disputadas desde 2013. A competição feminina estreou em 2017 e a equatoriana Dominic Barona ganhou as duas primeiras, com a invencibilidade sendo quebrada pela atual bicampeã sul-americana, Daniella Rosas. A peruana e o brasileiro Matheus Navarro, estão confirmados para defenderem seus títulos conquistados em 2019.

O catarinense Matheus Navarro ganhou a última edição em 2019 (Crédito: Mariano Antúnez / Rip Curl Pro Playa Grande)

“Estamos muito orgulhosos em receber o Tour Mundial de Surf da World Surf League em casa!”, disse Sebastian Loustau, presidente do Biologia Club e diretor do Rip Curl Pro Playa Grande. “Depois de 2 anos de pandemia, poder abrir a temporada 2022/23 no @biologiaclub é um grande desafio. Os surfistas que já passaram pela nossa cidade, mais os que se inscreveram este ano, só confirmam que o @ripcurlproar é um evento clássico do calendário mundial. É muito bom ver os atletas chegarem à Argentina quando são muito jovens e que hoje já estão no CT, então certamente Mar del Plata é uma plataforma de decolagem para a elite mundial”.

Leandro Usuna (Crédito: Divulgação Rip Curl Pro Playa Grande)

Surfistas de vários países já se inscreveram para competir no Rip Curl Pro Playa Grande, principalmente do Brasil, Chile, Peru, Uruguai e da Argentina, obviamente. Entre os homens, tem atletas do Brasil que já fizeram parte da elite mundial do CT, como Alejo Muniz e Raoni Monteiro. Do Peru, destaque para Miguel Tudela e Alonso Correa, do Chile Manuel Selman e do Uruguai Sebastian Olarte, entre outros.

Entre os argentinos, o principal nome é Leandro Usuna, único não-brasileiro a conquistar o título sul-americano da WSL Latin America, em 2016. Lele Usuna representou a Argentina na estreia do surfe nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. Ele e Santiago Muniz são os principais candidatos para uma primeira vitória Argentina na história do Rip Curl Pro Playa Grande.

Dominic Barona (Crédito: Beto Oviedo / Surfing Latino)

Na categoria feminina, as campeãs em Mar del Plata estão confirmadas para buscar mais um título, a equatoriana Dominic Barona bicampeã em 2017 e 2018 e a peruana Daniella Rosas em 2019. O contingente de surfistas argentinas é encabeçado por Josefina Ane vice-campeã na final de 2018 e Ornella Pellizzari, semifinalista em 2018 e em 2019. Outro destaque entre as participantes é Sophia Medina, irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina.

Como nos últimos anos, a Playa Grande oferece a possibilidade de variar o local da competição, dependendo das condições do mar. As baterias poderão acontecer no palco principal do Rip Curl Pro Playa Grande, em frente ao Biologia Club, ou no pico conhecido por Yatch. Estas são as duas melhores opções para os surfistas apresentarem o seu potencial nas melhores ondas possíveis, durante o período de realização do evento em Mar del Plata.

Rip Curl Pro Playa Grande

Junto com o Rip Curl Pro Playa Grande, será disputada a quarta etapa do Circuito Argentino de Surf. Por isso, os argentinos do país aguardam ansiosamente a chegada da Semana Santa, pois o evento é fundamental para o ano competitivo de todos. A espera termina na terça-feira, dia 12, pois no dia seguinte se inicia a janela do evento e no Domingo de Páscoa serão coroados os campeões da etapa argentina e do QS 1000 que vai abrir os rankings regionais de 2022/2023 da WSL Latin America.

GALERIA DE CAMPEÕES DO RIP CURL PRO PLAYA GRANDE:

2013: Jihad Khodr (BRA)

2014: Alex Ribeiro (BRA)

2015: Robson Santos (BRA)

2016: Flavio Nakagima (BRA)

2017: Thiago Camarão (BRA) e Dominic Barona (EQU)

2018: Wesley Santos (BRA) e Dominic Barona (EQU)

2019: Matheus Navarro (BRA) e Daniella Rosas (PER)

PRO.RIPCURLARGENTINA.COM

Acesse as redes sociais do evento para ver tudo que acontece!

Instagram: @ripcurlargentina @cristobalcolonstore @ripcurlproar

Para acompanhar o evento minuto a minuto, use @ripcurlproar

Facebook: Rip Curl (Ar)

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

NAZA 10 expõe fotos das grandes ondas do “Canhão de Nazaré”

LayBack Pro promove sua segunda edição na Praia Mole de Florianópolis

79 Extreme Expression Session: o valor da amizade do bodyboard sergipano

Tatiana Weston-Webb radicaliza em Supertubos e vence o MEO Pro Portugal

41 jovens surfistas de todo o mundo premiados com bolsas ISA

Tatiana campeã do MEO Pro Portugal apresentado pela Rip Curl e Filipe é vice-campeão!

Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil

Editorial: o Sombreiro Surf é contra a guerra na Ucrânia e valoriza a verdade dos fatos

Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco

Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf

______________________________________________________________________________

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, a fim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

Contato de mídia do Rip Curl Pro Playa Grande:

Maxi Falaschini – maxifalaschini17@hotmail.com

Fonte: João Carvalho / WSL Latin America Media Manager / Casa do Bom Conteúdo por e-mail

Publicado: 23/03/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *